Publicada em 13/10/2022 às 11h07
Porto Velho, RO – O assunto repercutiu no Brasil inteiro. A operação conjunta entre IBAMA e Polícia Federal (PF/RO) que culminou com a explosão de várias balsas do garimpo ilegal no Rio Madeira desencadeou também série de manifestações de autoridades locais.
O novo secretário de Segurança Felipe Bernardo Vital, conhecido como Coronel Vital, disse: Manifestantes chegaram a fechar a BR-319.
ASSISTA:
“O Estado de Rondônia reconhece o garimpo como atividade econômica e entende que trata-se do sustento de muitos. O governador [Coronel Marcos Rocha, do União Brasil] está tentando com o Ministério da Justiça que aqueles que apresentam irregularidades tenham outra solução que não a destruição de seus equipamentos”, alegou.
Nota do Estado de Rondôinia sobre o episódio / Reprodução
O presidente da Assembleia Alex Redano, do Republicanos, repudiou a investida.
Ele disse:
“A ação é abusiva e ilegal, pois destrói as dragas, maquinários e equipamentos utilizados na atividade garimpeira, de forma unilateral, sem o devido processo legal, sem o direito de defesa, sem nenhum princípio legal respeitado, o que não podemos aceitar".
LEIA
Presidente Alex Redano repudia queima de dragas no rio Madeira, em ação da PF e IBAMA
O senador Marcos Rogério, do PL, disse que oficiou os órgãos federais a fim de saber, oficialmente, se os procedimentos legais foram seguidos à risca.
A respeito dos setores de extração, o membro do Senado Federal entende que tanto garimpeiros quanto madeireiros não devem ser tratados com discriminação.
VEJA O MOMENTO:
CONFIRA: