Publicada em 02/10/2022 às 17h35
Faltando poucos minutos para o término da votação, o FOLHA DO SUL ON LINE recebeu relatos de eleitores de cidades do Cone Sul sobre demora em algumas seções, revelando filas enormes e temendo não conseguir chegar até a urna para votar.
Um eleitor do Cabixi enviou um vídeo da Escola José de Anchieta (FOTO), que mostra o pátio do estabelecimento de ensino ainda lotado de votantes. Ele assegura que está há mais de uma hora na fila e ainda está muito longe de chegar a sua vez. Os relatos são de que as filas nesta escola foram constantes ao longo de todo o dia e em algum período o tempo de espera chegou a ser superior a três horas.
Relatos de demora e atrasos também em Colorado do Oeste, onde a situação mais crítica, segundos eleitores, é na escola Paulo de Assis Ribeiro, que recebe grande número votantes. Por lá também se fala de horas na fila até conseguir chegar ao pé da urna.
A Justiça Eleitoral assegura que quem estiver na fila quando chegar as 16h00, irá poder votar. Essas pessoas receberão senhas e terão assegurados o seu direito ao voto.
Em Vilhena, o FOLHA DO SUL ON LINE conversou com a chefe do Cartório Eleitoral, Fabíola Canuto, que confirmou que em algumas seções as filas ainda são longas. Ela citou as escolas Marechal Rondon, que este ano recebeu os eleitores que votavam nas escolas Mario Grasso e Ronaldo Aragão, que estão em reforma; a escola Machado de Assis, que recebeu os eleitores da Escola Castelo Branco, também em reforma; e as escolas Marizete Mendes e CEEJA.
Fabíola Canuto explicou que o eleitor precisou de um tempo maior para votar esse ano, e isso acabou se refletindo no final do dia.