Publicada em 18/10/2022 às 12h39
Sob a responsabilidade da Brigada de Incêndio do MPRO, será realizado nesta quarta-feira(19/10), entre 12h e 13h, um simulado de emergência no edifício-sede da Instituição, de acordo com as normas estabelecidas no Plano de Emergência.
O treinamento consistirá na evacuação total do prédio, mediante alarme disparado, retirada de vítimas do terraço, com o auxílio da escada magirus do Corpo de Bombeiros, que também estará presente com viaturas de combate a incêndio.
A ação também terá participação dos brigadistas e bombeiros da Instituição, devidamente preparados e capacitados, que atuarão no combate de princípios de incêndio no térreo e em um dos pavimentos superiores do edifício-sede.
A simulação contará ainda com o apoio do SAMU, para atendimento e remoção de vítimas, bem como da Polícia Militar de Trânsito, na obstrução de vias de acesso.
Conforme explicou o Tenente Coronel Wândrio Bandeira dos Anjos, o risco de ocorrência de incêndio em edificações é sempre iminente e, tratando-se de construções verticais, esse risco aumenta, ampliando a gravidade do sinistro e seu potencial de destruição. Da mesma forma, exige atenção o risco de ocorrência de sinistros de outra natureza, tais como abalos sísmicos, desabamentos, acidentes graves, entre outros.
Assim, o Ministério Público do Estado de Rondônia, como qualquer outra entidade, pública ou privada, deve, por força de lei, adotar medidas técnicas de prevenção e combate a incêndio e outros sinistros, além de planejar e treinar medidas de contingência a serem implementadas, objetivando a segurança de seus integrantes, usuários e visitantes.
A proposta é padronizar ações a serem adotadas em situações de emergência e/ou incêndios no prédio-sede do Ministério Público do Estado de Rondônia, visando proteger a vida e o patrimônio, bem como reduzir consequências sociais de sinistro e danos ao meio ambiente.