Publicada em 07/10/2022 às 12h40
Em reunião virtual realizada nesta quinta-feira (6/10), articulada pelos Coordenador e Subcoordenador do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Patrimônio Público e Combate à Criminalidade (GAEC), Promotores de Justiça Fernanda Alves Pöppl e André Luiz Rocha de Almeida, que representaram o Coordenador do Grupo de Atuação Especial da Segurança Pública (GAESP), Promotor de Justiça Tiago Cadore, foi apresentada a tecnologia de bodycam, ou câmera corporal.
O sistema foi apresentado pelo responsável pela PM de São Paulo, por meio do Coronel Robson Cabanas, ao Corregedor-Geral da PMRO, Cel. José Carlos Franç,a e aos membros do MPRO.
A PM de São Paulo tem expertise no uso de bodycam e explicou na reunião aspectos técnicos, as formas de adaptação das boas práticas, questões tecnológicas, tratamento de imagens e auditoria dos equipamentos à Corregedoria.
A implementação das bodycams é medida que vem sendo defendida pelos Promotores como importante instrumento na atuação policial, de forma a registrar a atuação dos policiais com mais segurança e propiciando menos conflitos em momentos de ação, tanto por parte dos agentes de segurança quanto por parte de quem está sendo preso ou detido.
A PM de Rondônia, que já chegou a implantar as bodycams, sendo que hoje a maioria está obsoleta, demonstrou interesse em novas aquisições. Os Promotores de Justiça propuseram parceria para auxílio em questões de legislação adequada e criação de protocolos atualizados, relacionados ao sistema.