Publicada em 20/10/2022 às 11h12
HOJE É
Dia Mundial da Estatística, Dia Mundial da Osteoporose , Dia do Maquinista, Dia do Arquivista, Dia do Poeta, Dia Mundial do Controlador do Tráfego Aéreo
Católicos celebram Santa Maria Bertilla Boscardin e Santa Iria de Tomar.
RONDÔNIA
1989 – A Assembleia Legislativa, órgão acusado pelo governador Jerônimo Santana de ser uma “gaiola de ouro”, ingressou com denúncia-crime junto à Procuradoria Geral da União contra Santana, a quem a liderança de seu partido, o MDB, pediu ao governador que renuncie.
1990 – O deputado Osvaldo Piana foi reconvocado, como 3º colocado no 1º turno da eleição a governador, para participar do 2º turno, devido à morte do senador e candidato Olavo Pires (Alto Madeira 20.10.90)
BRASIL
1966 — Editado o AC 23 estabelecendo recesso parlamentar até 22 de novembro. 1991 - Ayrton Senna conquista o tricampeonato mundial de Fórmula 1. Em 1970 — A Embratel e a Companhia Telefônica da Espanha assinam convênio para a implantação de um cabo telefônico submarino entre o Brasil e a Espanha.
MUNDO
• 1097 — Primeira Cruzada: Comandados por Godofredo de Bulhã os cruzados chegam na cidade de Antioquia da Síria. 1994 – Morre Burt Lancaster, ator norte-americano, principais filmes “A um Passo da Eternidade” e “Julgamento em Nuremberg” (n. 1913).
• 1966 — Editado o AC 23 estabelecendo recesso parlamentar até 22 de novembro. 1970 — A Embratel e a Companhia Telefônica da Espanha assinam convênio para a implantação de um cabo telefônico submarino entre o Brasil e a Espanha.
FOTO DO DIA
Logo após ser informado, dia 20.10.90, pelo presidente do TRE desembargador Lourival Mendes, de sua convocação para o 2º turno de disputa da eleição ao governo estadual, o deputado Osvaldo Piana, 3º colocado no 1º turno, requereu à Justiça Eleitoral o afastamento do juiz eleitoral de Rolim de Moura, “por sua amizade com o candidato Valdir Raupp” (residente em Rolim de Moura), denunciando-o “inclusive por participar de carreata do PRN”, partido pelo qual Raupp era candidato. A mesma edição do jornal Alto Madeira publicou entrevista do secretário de Segurança João do Vale (na foto falando a jornalistas) anunciando prisões de seis suspeitos, e policiais garantiam que “em pouco tempo” os matadores seriam presos. Trinta e dois anos depois o crime continua sem esclarecimento.
OBS: Na nota sobre Costa Marques, ontem, o membro da Acler é o jornalista Matias Mendes.