Publicada em 11/10/2022 às 13h07
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) promoveu mais uma reunião para apresentar os dados levantados, até 5 de outubro, pelos recenseadores, na Câmara Municipal de Ji-Paraná (CMJP), na sexta-feira (7). A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan), acompanhou o encontro que divulgou a conclusão de 94 dos 206 setores da cidade.
O IBGE iniciou a coleta do Censo Demográfico 2022 no dia 31 de julho em todo Brasil, e com previsão de término no dia 31 de outubro. Porém, a conclusão dos dados segue até novembro para os municípios que não coletarem todas as informações. Os recenseadores visitam todos os domicílios do país e mapeiam as condições sociais, estruturais e financeiras das pessoas.
Para a coordenadora Censitária de Subárea (CCS) do IBGE, Débora Rodrigues Nantes, as principais dificuldades encontradas pelos recenseadores são a ausência de pessoas nos domicílios e a recusa em responder os questionários. “São 6.600 domicílios ausentes e mais de 800 recusas para responderem ao questionário do Sistema Integrado de Gerenciamento e Controle (SIGC). Isso dificulta os trabalhos dos recenseadores e a apuração das informações”.
Segundo os dados apresentados, além dos 94 setores concluídos, 69 estão em andamento e 43 ainda não foram iniciados pelos agentes. Foram visitados 47.385 domicílios, mas apenas 24.416 foram entrevistados, com uma população recenseada estimada neste momento de 69.579 habitantes.
Para o geógrafo da Semplan, Marcelo Aparecido de Oliveira, é fundamental participar das etapas do levantamento de dados que estão sendo apurados, pois por meio das informações atualizadas, a pasta executa suas ações de políticas públicas no município.
Outro fator que dificulta o trabalho dos recenseadores é a disseminação de fake news por questões políticas e até mesmo pessoas se passando por recenseadores do IBGE. Para adquirir informações mais precisas e confiáveis sobre a operação censitária, é necessário visitar os canais oficiais que são as redes sociais, a agência de notícias (https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/)e o site do Censo Demográfico 2022 do IBGE (https://censo2022.ibge.gov.br/).
O recenseador do IBGE pode ser identificado pelo uniforme composto por colete, boné e crachá, Ele contém um QR Code direto para o site do IBGE, em que a identidade do recenseador poderá ser confirmada pelo uso de sua matrícula. Os recenseadores também poderão ter a identidade confirmada no site https://respondendo.ibge.gov.br/ ou pelo número 0800 721 81 81, telefone de atendimento gratuito do IBGE.