Publicada em 25/10/2022 às 10h33
A Prefeitura Municipal de Espião do Oeste, por meio da Divisão de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no último final de semana, o Dia “D” da Campanha de vacinação contra a raiva na zona urbana.
Através do projeto "Uninassau e a comunidade na prevenção da raiva urbana", acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da Uninassau Unifacimed auxiliaram na aplicação das vacinas. Segundo o professor Kleberson Conrado de Araújo, 38 acadêmicos participaram da vacinação, sendo que alguns dos alunos vieram de municípios vizinhos até Espigão para auxiliar na campanha.
Até o momento, foram imunizados 3.413 animais na zona urbana do município, sendo 3.065 cães e 368 gatos. Vale ressaltar que todos os cães e gatos devem ser vacinados, com exceção daqueles que estejam doentes ou que ainda não tenham a idade mínima de três meses.
A vacina é a única maneira de prevenir a raiva, doença fatal que pode ser transmitida aos seres humanos por animais infectados com o vírus. Portanto, colabore e não deixe de vacinar seu cão ou gato de estimação.
Aqueles que não conseguiram levar os animais para vacinar, podem passar o endereço para o pessoal da Divisão de Endemias, que eles vão até a residência para aplicarem a vacina.
A Prefeitura Municipal de Espigão do Oeste, através do Prefeito Wéliton Pereira Campos agradece todos os servidores, acadêmicos, professores e os meios de comunicação que ajudaram na realização da campanha.
Raiva
A raiva é uma doença transmitida por mamíferos que são acometidos pelo vírus da raiva e a transmissão ocorre pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordedura, e mais raramente pela arranhadura e lambedura de mucosas.
Zona Rural
A Campanha começou pela zona rural do Município com visitas de casa em casa para a imunização da população de cães e gatos. Na zona rural, aproximadamente 7 mil animais foram vacinados.