Publicada em 24/10/2022 às 12h42
O Ministério Público de Rondônia abriu nesta segunda-feira (24/10) o prazo de inscrições para a palestra do jornalista Francisco José, a ser realizada como parte da programação da solenidade de entrega do 11º Prêmio MPRO de Jornalismo, no dia 22 de novembro, às 19h, no auditório do edifício-sede da Instituição, em Porto Velho.
O evento será aberto a profissionais de imprensa, acadêmicos, membros e servidores do MPRO e ao público em geral. Interessados deverão formalizar inscrições na página da Escola Superior do Ministério Público de Rondônia – Esmpro, hospedada no portal do MPRO na internet (https://esmpronet.mpro.mp.br). A atividade oportunizará emissão de certificado a inscritos.
Para formalizar a participação, o usuário deverá entrar na página da Esmpro (https://esmpronet.mpro.mp.br), acessando o ícone ‘Entrar’, localizado no canto superior direito da tela. Em seguida, marcar a opção ‘Login’ - ‘Cadastrar-se’. Ao fazer o preenchimento da ficha eletrônica, o público externo da Instituição deverá desativar a opção “Sou do Ministério Público’. Após salvar, o sistema retornará para a página de ‘Login’, que levará para a plataforma de inscrição do evento.
Evento - Francisco José ministrará palestra ‘A atuação da imprensa e o papel do Ministério Público na defesa de direitos e proteção do meio ambiente’.
Em sua participação, o profissional abordará os desafios da reportagem; crimes contra o meio ambiente e a importância do diálogo da imprensa com instituições e governos, propondo uma reflexão sobre o fazer jornalístico como instrumento de cidadania, bem como sobre o papel do MP na defesa dos direitos da sociedade.
Ex-repórter especial da Rede Globo, Francisco José de Brito é um dos mais reconhecidos nomes do Jornalismo brasileiro. Em 46 anos de carreira, tendo produzido mais de duas mil reportagens, registra pelo menos 20 anos dedicados à Amazônia. A produção acurada e atenta para o bioma rendeu-lhe, inclusive, indicação ao Prêmio Emmy, o Oscar da TV Mundial.
O 11º Prêmio MPRO de Jornalismo – ‘Quarenta Anos de Atuação em Defesa da Sociedade’, cujas inscrições se encerraram no dia 20 de outubro, premiará as melhores produções jornalísticas nas categorias de Webjornalismo, Telejornalismo, Fotojornalismo, Cinegrafia e Memória Institucional. O concurso premiará o autor do melhor trabalho em cada uma das modalidades com o valor de R$ R$ 5 mil, além de troféu e certificado.
Dúvidas e consultas sobre o evento podem sanadas pelo telefone (69) 3216-3755 e (69) 98408-9926.