Publicada em 28/10/2022 às 14h46
Já ouviu falar em golpes na internet?
Poisé, acontece muito.
Principalmente quando se trata de itens que despertam desejo no consumidor, como é o caso dos iPhones que tem um alto custo atrelado.
O celular da Apple, vendido a preços muitas vezes inacessíveis para a maioria das pessoas, é um prato cheio para os compradores particulares ou mesmo revendedores.
Mas o que é preciso para não ser mais um dos tantos enganados todos os dias? Confira abaixo algumas dicas do muambeiro Auricesar Filho para te ensinar a fugir de uma vez da mira dos golpistas!
Como funcionam os golpes pela internet?
Para responder a esta pergunta, consultamos o empresário rondoniense Auricesar Filho, que é conhecido no Instagram como Muambeiro e faz sucesso ensinando pessoas a viver de importação. O especialista então explica:
“São muitas as formas de golpe que podem ser aplicadas via internet. No caso dos golpes de celular, os criminosos costumam se aproveitar tanto de quem quer apenas trocar o celular rotineiramente como daqueles empreendedores que desejam adquirir produtos a custos interessantes visando uma revenda lucrativa.
Os golpes geralmente são muito bem elaborados e chegam a render milhões de reais aos criminosos. Muitas vezes o apelo é para o lado emocional das vítimas, outras vezes através de uma oportunidade imperdível, tudo sob um aspecto bastante confiável.”
Abordagem das vítimas
Em que pese cada golpista agir à sua própria maneira, via de regra as vítimas são abordadas através das redes sociais ou sites de revendas, por meio de anúncios que parecem 100% realistas e confiáveis, mas com preços geralmente bem abaixo do padrão do mercado.
As vítimas, claro, são induzidas a acreditar que a oferta é legítima, entram em contato com o responsável pelo anúncio e é quando o teatro começa. Nada muito extravagante para não levantar suspeitas, mas o suficiente para deixar possíveis compradores desavisados totalmente fisgados.
O principal apelo é para as grandes vantagens no negócio, mas é preciso também ter atenção aos apelos emocionais, como criminosos que fingem problemas de saúde para arrancar dinheiro das pessoas.
Golpe do iPhone barato
Como dito acima, são inúmeros os golpes que podem ser aplicados por quadrilhas todos os dias. Alguns deles chegam a envolver cifras na casa dos milhões de reais.
Um grande exemplo é o golpe do iPhone barato. Os golpistas colocam à venda uma série de aparelhos da Apple a preços bem mais baixos que os que costumam ser praticados no mercado.
Quando o contato é feito, o possível comprador encontra uma pessoa que aparenta muita credibilidade, que possui telefone para contato, fotos e vídeos dos produtos, chega a aparecer em chamadas de vídeo, mas que na verdade é um golpista.
Como funciona o golpe?
Encantados com a grande oportunidade, os compradores passam a investir quantidades significativas de dinheiro sob a promessa de que receberão os produtos – o que pode até acontecer nas primeiras vendas, tudo para manter as aparências.
O modus operandi é sempre o mesmo. Após alguns contatos, o golpista dá um desculpa qualquer, some e leva todo o dinheiro investido pelas vítimas, que somente podem recorrer à polícia.
Há relatos de pessoas que acreditaram ter encontrado uma oportunidade tão boa que se desfizeram de bens como carros e motocicletas para investir o dinheiro nos produtos contando com lucros em uma possível revenda.
E como se proteger desses golpes na internet?
Da mesma maneira que inúmeras pessoas foram ludibriadas por esses anúncios fraudulentos, outras tantas conseguiram escapar por terem um pouco mais de conhecimento ou desconfiança.
Por mais que os golpes sejam muito bem elaborados e articulados, ainda existem formas de evitar cair nas mãos desses criminosos e perder grande parte das suas economias.
Abaixo seguem algumas dicas que você deve levar em conta antes de fazer transações mais arriscadas.
Sempre desconfie de uma oportunidade que parece boa demais para ser verdadeira;
Dê preferência a fazer negócios com pessoas que possuem referência do mercado brasileiro;
Procure fazer pesquisas antes de se comprometer com a compra;
Embora alguns golpistas já tenham conseguido ultrapassar essa barreira, fazer uma chamada de vídeo com o vendedor, se possível, ainda é uma boa dica para evitar os golpes;
Verifique o CNPJ da empresa, embora alguns golpistas estejam agindo por aí sob CNPJs de laranjas;
Procure referências do vendedor na internet ou em grupos especializados nas redes sociais;
Durante a negociação, evite fazer transferências de valores adiantados e fique atento caso o pedido de pagamento adiantado seja insistente;
Dê preferência a negociar através de plataformas de pagamento;
Se for comprar algum item usado, dê preferência a comprar de pessoas conhecidas ou amigos;
Escolha lugares bem movimentados caso o modelo de negociação inclua troca presencial;
Compre de vendedores com maior números de vendas e boa avaliação na plataforma;
Busque as redes sociais do vendedor e tente identificar se de fato a pessoa existe;
Conclusão
Na hora de trocar o celular por um novo, seminovo ou usado, é preciso estar bem atento ao que o mercado irá oferecer a você. Não somente em termos de preços mais acessíveis, mas também na série de oportunistas de plantão só esperando para se aproveitar dos mais descuidados.
Caso você esteja buscando trocar de celular e queira economizar algum dinheiro na compra, escolha bem o lugar que você irá comprar, especialmente de vendedores particulares.
Informação
Procure juntar todas as informações que puder a respeito do vendedor, especialmente aquelas provenientes de fontes externas a ele mesmo. Todo cuidado é pouco na hora de depositar as suas economias nas mãos dos outros.
Desconfie
Sempre desconfie. Antes desistir de um negócio por cautela excessiva do que cair em um golpe que pode te dar ainda mais dor de cabeça.
Busque sempre por referências do vendedor. Atualmente existe um sem-número de influenciadores que trabalham no mercado de compra e venda de celulares.
Procure perfis em redes sociais
Procure por perfis em redes sociais, Youtube, canais no Whatsapp ou Telegram e converse com especialistas ou seus seguidores sobre o vendedor em questão.
Essas pessoas conhecem o mercado e serão capazes de oferecer a você informações valiosas sobre a procedência desse fornecedor ou abrir os seus olhos para o que pode ser um golpe.
Não tenha medo de dividir a sua “galinha dos ovos de ouro”. Muitas pessoas são vítimas de fraude simplesmente por se recusarem a deixar outros saberem a respeito de um negócio com grande potencial de lucro. Tenha sempre em mente que uma escolha errada pode levar você a um prejuízo enorme, portanto todo cuidado é pouco.