Publicada em 29/11/2022 às 14h08
Brasil – A seleção brasileira que busca o hexacampeonato do mundo no Catar já está classificada para a próxima fase da competição (oitavas de final), após vitórias contra Sérvia (2x0) e Suíça (1x0). O jogo final da fase ocorrerá na sexta-feira (2) contra Camarões e, em caso de empate será o primeiro classificado do Grupo G e jogará contra o segundo colocado do Grupo H, adversário, ainda, indefinido. A maioria dos jornalistas, que cobre a Copa do Mundo no Catar, acha que Tite deverá promover algumas mudanças, para dar mais confiança para os próximos jogos, caso tenham que entrar em campo em jogos futuros. Já outros acreditam, que o time considerado titular deve ser mantido para ampliar o entrosamento. O jogo contra Camarões será na sexta-feira, às 15h (RO).
Brasil II – Apesar de ter vencido as duas primeiras partidas pela Copa do Mundo do Catar (fase de grupos), e garantir a classificação para a próxima fase, a seleção de Tite não tem a confiança de a maioria da população brasileira, que é apaixonada pelo futebol. É um time com excesso de toques de bola na linha intermediária adversária, como ocorreu nos dois jogos anteriores. Sem Neymar, que apesar de jogar mais deitado que em pé, busca o drible, a jogada individual, como é característica do jogador brasileiro falta mais celeridade, objetividade nas jogadas ofensivas. A defesa, ainda, não foi testada, por isso é estranho, que comentaristas das TVs, que cobrem a Copa deem notas elevadas para a linha defensiva da seleção, que não foi incomodada nos dois jogos da primeira fase. Vamos ver na próxima etapa, quando teremos seleções de maior poderio ofensivo como se comportará a linha defensiva.
Abuso – Muitas reclamações de moradores e de proprietários de estabelecimentos comerciais e residenciais de um restaurante as imediações da Praça das Três Caixas D´Água, área central de Porto Velho. Durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo, a rua Euclides da Cunha entre Carlos Gomes e D. Pedro é fechada, horas antes e, o local, como se fosse uma área particular, se transforma numa “Praça de Alimentação” e a rua deixa de ser uma via pública (?). Ninguém é contra o proprietário da casa de alimentação ganhar uma grana a mais, porém é necessário, que seja respeitado o direito de ir e vir das pessoas. Membros da Secretaria Municipal de Trânsito-Semtran e do policiamento de trânsito nada fazem para coibir a irregularidade. O local até parece uma “casa da Maria Joana”, pois os abusos também ocorrem todos os sábados. A rua não é Quintal do estabelecimento comercial. É o fim da rosca...
Orçamento – Finalizando os trabalhos legislativos do ano, os deputados estaduais analisam o Orçamento do Estado de Rondônia para 2023, superior a R$ 13 bilhões, cerca de 30% acima do estimado para este ano. A previsão é que, após a passagem pelas Comissões Permanentes da Assembleia Legislativa (Ale), o Orçamento 2023 será lavado para discussão e votação em plenário. O prazo para discussão e votação é dia 20 de dezembro, mas poderá ser aprovado antes. Em caso contrário o governo do Estado inicia o próximo o ano com 1/12 avos a mais que que o orçamento deste ano, até que o de 2023 seja aprovado. Há questionamentos sobre recursos destinados para saúde e educação, mas a previsão é que os trabalhos sejam concluídos dentro do prazo normal.
Assembleia – Os mandatos dos atuais deputados estaduais serão encerrados no dia 1º de fevereiro do próximo ano, quando serão empossados os deputados reeleitos e eleitos em outubro deste ano. Nós já tivemos cinco mudanças na composição da Ale-RO, desde a posse dos deputados atuais, em fevereiro de 2019. O caso mais recente foi a cassação de Geraldo da Rondônia (PSC-Ariquemes) com a posse de Jesuíno Boabaid (PSD-PVH). Como o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anulou os votos de Geraldo teremos nova mudança na composição atual, com a posse do ex-deputado Ezequiel Júnior (PRB-Machadinho) no lugar de Jesuíno, mas a Mesa Diretora, até hoje (29), não tinha sido notificada. É uma verdadeira dança das cadeiras, situação que poderia ser evitada se a Justiça Eleitoral fosse mais rápida, dinâmica, como ocorre na apuração dos votos. Ezequiel foi candidato à reeleição, mas somou apenas 2.594 votos
Respigo
Muita expectativa sobre o futuro secretariado do governador Marcos Rocha (UB), que foi reeleito nas eleições de outubro deste ano para mais um mandato. Comenta-se que a titular da Superintendência Estadual de Comunicação Social-Secom, Rosângela Aparecida da Silva permanecerá no cargo +++ Com méritos, porque o setor foi muito importante no processo de reeleição de Rocha. Quem mantém contato com Rosângela diz que o atendimento é dos mais eficientes +++ No próximo sábado (3) ocorrerá, após dois anos, devido a pandemia, a festa de confraternização dos jornalistas de Rondônia. O prato do dia é a tradicional feijoada regada a um bom chope da Coronel Church. Após uma campanha eleitoral estressante, a dedicada Yale Dantes trabalha diuturnamente na organização do evento +++ A feijoada será na sede da OAB-RO, em Porto Velho, a partir das 11h, e ocorrerá graças ao apoio da OAB, Fiero, Fecomércio, primeira-dama da capital Yeda Chaves, prefeito Hildon Chaves, Toca do Coelho, senador Confúcio Moura, vereadores Everaldo Fogaça e Marcelo Reis, Grupo César Cassol – Energia e Calcário, Banda do Vai Quem Quer, Jirau Energia e Eclipse Motel.