Publicada em 28/11/2022 às 14h20
Brasil – Com o País parado devido ao jogo do Brasil na manhã/tarde de hoje, contra a Suíça, não há muito o que comentar sobre política. Assim como o Santos de Pelé e Cia. (Gilmar, Zito, Mengálvio, Coutinho, Pepe, etc.), que parou uma guerra, vamos voltar ao tempo da Rádio Cultura, de Umuarama, quando integrava o time (Equipe 1) de esportes formado por Aragão Filho (narrador), Valdir Miranda e Jairo Cajal (in memoriam), repórteres de campo e o escriba nos comentários, isso, ainda, nos anos 70. O Brasil, mesmo com um grupo de jogadores que não inspira confiança e desde 2022, quando a seleção conquistou o penta, na Coréia do Sul busca o hexacampeonato mundial conseguiu vencer a difícil Suíça. A oportunidade do hexa é a Copa do Mundo, que está sendo disputada no Catar. A missão é hercúlea, apesar de as demais seleções não estarem muito acima de o Brasil.
Brasil II – Acreditamos que, pelo que foi apresentado até agora, na fase de grupos (classificação), a França, mesmo sem os melhores jogadores, como é o caso de Benzema, lesionado na coxa durante os treinamentos de seleção, Kanté, lesão na coxa e Pogba, em recuperação de uma cirurgia no menisco é a seleção favorita para conquistar a Copa do Mundo no Catar. A seleção de Tite também perdeu um dos seus mais importantes jogadores, Neymar, que há tempos não vem jogando o futebol, que o levou para o Barcelona. Hoje Neymar está no Paris Saint-Germain (PSG). Apesar de Neymar ser considerado um dos melhores jogadores do mundo, Rodrygo, do Real Madrid vem apresentando um excelente futebol e junto com Vinícius, seu colega de clube e de seleção, e o francês Benzema também do Real compõem um trio atacante considerado o melhor do mundo.
Brasil III – Apesar de o brasileiro não viver um clima de Copa do Mundo, como em anos anteriores, talvez devido ao impasse político com protestos pelos País afora, muitos com excessos, após a vitória de Lula da Silva (PT) sobre Jair Bolsonaro (PL, a presidente da República, nas eleições gerais de outubro último, há uma confiança muito grande de a maioria dos brasileiros, para que o Brasil não somente conseguisse a vitória, difícil, hoje (28), para que consiga a classificação, porque, ainda, terá um jogo nesta fase com Camarões, que empatou com a Sérvia (3x3) na manhã desta segunda-feira. A seleção luta pela classificação no Grupo G, onde também estão Brasil e Suíça. O próximo jogo do Brasil será na sexta-feira (2), contra Camarões, às 15h (RO). Teimosamente Tite deixou Rodrygo no banco, mas felizmente ele “acordou” no segundo tempo e serviu Casemiro, que fez um golaço, já quase no apagar das luzes (83m) garantindo a primeira vitória do Brasil contra a Suíça garantido a classificação para a próxima fase. Ufa...
Rolim – O assunto está sendo abordado na coluna de o jornalista Fernando Garcia, do jornal “Folha da Mata”, de Rolim de Moura. Segundo Garcia, a construção de galerias tipo bueiro celular com recursos do Ministério da Defesa, que tinha previsão para conclusão em janeiro do próximo ano está comprometida. Moradores estão criticando o pouco que foi feito e o abandono da obra, que tem custo orçado em mais de R$ 4,3 milhões, mas que, pelo que tudo indica a paralisação dos trabalhos é estratégica, para que ocorram os condenáveis “aditivos”, que só “engordam” os cofres das construtoras como se o dinheiro do povo fosse capim seco e sempre sujeito a fogo. O povo que mora às imediações está revoltado, pois a obra paralisada favorece a acúmulo de água no canal favorecendo a proliferação do mosquito Aedes Aegypti transmissor da dengue.
Jornalistas – No sábado (3) os jornalistas de Rondônia estarão reunidos para as comemorações de final/início de ano. Como sempre ocorre nessas ocasiões especiais, a colega Yale Dantas trabalha diuturnamente na organização do encontro, que será na sede da OAB-RO, a partir das 11h para a tradicional feijoada regada a chope Coronel Church, apresentação do cantor-compositor Silvinho Santos, filho do querido e saudoso Sílvio Santos mais conhecido como Zé Katraca, com pop roque, MPB e do DJ Evaldo Gonçalves com o melhor do flashback. Durante dois anos, devido a pandemia a festa não ocorreu. Também apoiam a confraternização OAB/RO, Fiero, Fecomércio, primeira-dama Yeda Chaves, prefeito Hildon Chaves, Toca do Coelho, senador Confúcio Moura, vereadores Everaldo Fogaça e Marcelo Reis, GC- Grupo Cesar Cassol- Energia e Calcário, Banda do Vai Quem Quer e Jirau Energia.
Respigo
A maioria dos órgãos públicos (federal, estadual e municipal) abriu mais cedo (7h) e também fechou antes do meio dia (11h-RO). É que a seleção brasileira, jogou contra a Suíça (12h-RO) pela Copa do Mundo do Catar +++ Muito se comenta nos bastidores da política sobre a composição da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (Ale) a partir de fevereiro do próximo ano, quando serão empossados os deputados reeleitos e eleitos em outubro último. Dois nomes estão entre os mais citados, mas por enquanto, a prudência recomenda, que seja aguardada a diplomação pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que acontecerá no próximo dia 19 +++ Até há possibilidades de ocorrerem mudanças no quadro atual. Após a diplomação certamente teremos ações mais efetivas na disputa pela presidência da Ale-RO na próxima legislatura, inclusive com a divulgação dos nomes que querem chegar à presidência do legislativo estadual.