Publicada em 30/11/2022 às 08h00
O deputado Ari Saraiva (PSB), ao discursar em sessão ordinária nesta terça-feira (29), sugeriu alternativas para agilizar e modernizar o serviço de expedição da carteira de identidade em Rondônia.
Ari frisou que o Instituto de Identificação Civil e Criminal não conta com estrutura suficiente e sofre também com a falta de verbas públicas para esta finalidade. Uma das soluções apresentadas pelo parlamentar, é que o recurso financeiro, para dar celeridade ao setor, possa sair do orçamento do Detran, que, conforme avaliou, tem arrecadação suficiente para bancar o serviço.
O orador disse que o seu posicionamento não se trata de crítica ao governo, mas sim uma forma de ajudar na busca de soluções. Ele elogiou, inclusive, o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Departamento de Trânsito em Rondônia, "que será homenageado em Brasília pelo trabalho realizado no Estado."
O deputado destacou ainda o sofrimento dos que tentam fazer o chamado RG. "Algumas pessoas chegam a esperar até cinco meses pelo documento," disse, lembrando que muitos vêm de localidades distantes e arcam com custos elevados com os deslocamentos até a Capital.
Foto: Thyago Lorentz