Publicada em 22/11/2022 às 12h54
Na última semana, esquipes da Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio - SEMAIC, acompanham o início da colheita de uma plantação de amoras na LC-75, BR 364, área rural de Ariquemes.
O pomar frutífero pertence ao casal de agricultores Rita e Teosvaldo, ambos são cadastrados no Programa Propriedade Produtiva, iniciativa da Prefeitura de Ariquemes, que leva ao homem do campo, assistência técnica para melhorar o plantio e horas máquina para serviços diversos.
Por ser uma fruta extremamente delicada, a amora exige cuidados especiais no momento do plantio e também no momento da colheita. A irrigação durante a estiagem, foi possível com a abertura de um reservatório de água, com maquinários da Prefeitura.
Após a colheita, as amoras serão transformadas em produtos para comercialização, por meio de uma agroindústria instalada na propriedade. Nesta etapa, a Prefeitura entra com o apoio do Programa Prove-Ariquemes, iniciativa que estabelece incentivos para que os produtores rurais possam produzir, industrializar e comercializar seus produtos.