Publicada em 10/11/2022 às 14h19
Filé... – Em administração pública tem alguns cargos que são considerados fundamentais para que seu titular, e que tenha como objetivo a política consiga sucesso. Vários são prejudiciais para o político, porque exigem ações punitivas, atos indesejados pelos detentores de mandatos eletivos, como são os casos de presidentes da República, governadores, prefeitos, presidentes de autarquias. Deputado ou vereadores que assumem cargos na administração pública, evitam (ou devem evitar), por exemplo, a presidência do Instituto de Pesos e Medidas-Ipem, Serasa. A secretaria de Educação divide opiniões, porque envolve um contingente muito grande de servidores e muito difícil de se conseguir ajustá-la à realidade dos tempos modernos, a cada dia mais dependente da tecnologia.
...mignon – Mas há secretarias que ajudam a melhorar ou a consolidar o político, como Obras (ou DER), Saúde, com restrições, pois quase sempre os administradores públicos não disponibilizam os recursos orçamentários para atender a demanda, Secretaria da Agricultura (Seagri) e Detran. A equipe do governador-reeleito, Marcos Rocha (UB) já tem o titular da Seagri (Luiz Paulo), que é jornalista e secretário-geral do PP em Rondônia. Também está em negociações o comando do Detran-RO envolvendo três importantes grupos políticos de Rondônia, que estiveram com Rocha na disputa vencedora do segundo turno das eleições do último dia 30. Nos bastidores do governo do Estado predominam os questionamentos sobre qual será o vitorioso e que assumirá o Detran-RO a partir de janeiro do próximo ano, respectivamente, nos segmentos de educação, transporte coletivo ou energia hidrelétrica?
Ji-Paraná – As eleições a prefeito de Ji-Paraná estão a menos de dois anos. Em outubro de 2024, os eleitores brasileiros estarão elegendo os novos administradores públicos municipais e os vereadores para um mandato de 4 anos, caso não tenhamos mudanças, possíveis, até um ano antes. E no segundo maior e mais importante município econômico, social, financeiro e político do Estado, Ji-Paraná, a “Capital da BR” também elegerá prefeito e vereadores. O atual, Isaú Fonseca (MDB) não abrirá mão de concorrer à reeleição, mas temos mais dos nomes expressivos, para entrar na disputa, o ex-deputado federal e presidente regional do PT, que concorreu a vice-governador de Daniel Pereira (Solidariedade) nas eleições deste ano, Anselmo de Jesus, além de o ex-prefeito (dois mandatos seguidos), Jesualdo Pires (PSB). Se questionado, Jesualdo irá negar, mas não há, como não o citá-lo entre os nomes de ponta para concorrer a prefeito de Ji-Paraná. Quem viver verá...
Capital – A situação política não é diferente em Porto Velho, maior colégio eleitoral do Estado com mais de 330 mil eleitores nas eleições gerais deste ano. O prefeito Hildon Chaves, agora no União Brasil, reeleito em 2020 está impedido de disputar as eleições municipais de 2024, mas se prepara para a de governador em 2026. Hoje, dois nomes despontam entre vários outros dentre os políticos de expressão para ocupar a chefia do legislativo da capital a partir de 2025. Pontuam na lista os deputados federais, Léo Moraes (Podemos) e Mariana Carvalho (PRB), ambos derrotados nas eleições deste ano. Léo concorreu a governador e Mariana ao Senado. Como são dois jovens políticos e estão em ascensão no Estado, a disputa para ser o futuro inquilino do” Prédio do Relógio” da capital promete ser das mais concorridas.
Capital II – Com a vitória de Lula à presidência da República, o PT também ganha força em Porto Velho. Lideranças como a ex-senadora Fátima Cleide, que é da “cozinha” de Lula é cotada e com amplas chances de sucesso para a sucessão municipal na capital. Fátima tem passagem das mais positivas no Senado, e certamente tem “estrada pavimentada”, caso pretenda entrar na disputa pela Prefeitura de Porto Velho. O presidente do diretório municipal, Ramon Cujuí não pode ser ignorado, assim como do ex-governador, Daniel Pereira, hoje no Solidariedade, mas que é lulopetista de quatro costados, inclusive esteve com o presidente-eleito, antes do 1º turno, quando concorreu a governador e somou pouco mais de 81 mil votos num universo de aproximadamente 1,2 milhão de eleitores. Não é do PT, hoje, mas já foi e, é do ramo...
Respigo
A Prefeitura de Porto Velho já se organiza para os jogos do Brasil que disputará a Copa do Mundo de futebol no Catar que terá início este mês. No próximo dia 24 o expediente será das 8h às 14h e no dia 28, das 7h às 11h e, no dia 2 de dezembro das 8h às 14h +++ Hoje (10) pela manhã foi concluída Oficina de Relações Interpessoais no Trabalho na Escola do Legislativo. Participaram 46 servidores da Secretaria Municipal de Administração-Semad +++ O titular da pasta, secretário Alexey da Cunha Oliveira participou da solenidade de encerramento e entrega de certificados de conclusão. A Escola do Legislativo é mantida pela Assembleia Legislativa (Ale) presidida pelo deputado Alex Redano (PRB-Ariquemes) +++ Sem chuvas há dias Porto Velho apresentava um sol escaldante desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira, aquele de “rachar o bico”, como diz o filósofo “Leitão”, lá de Umuarama. Por volta das 12h os termômetros marcavam 34 graus e sensação térmica de 40 graus.