Publicada em 11/11/2022 às 09h19
O ex-primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu, vencedor das eleições legislativas de 1º de novembro, receberá oficialmente no domingo (13) o mandato para formar um governo, anunciou a Presidência nesta sexta-feira (11).
"O presidente do país, Isaac Herzog, concluiu hoje (sexta-feira) suas reuniões com os representantes dos partidos eleitos" ao Parlamento, indicou a Presidência em nota.
A maioria dos deputados (64) recomendou ao presidente conceder a Netanyahu o mandato de formar governo. Outros 28 apoiaram seu rival, Yair Lapid, e 28 se abstiveram.
Netanyahu será convocado no domingo à Presidência "para que aceite a tarefa de formar um governo", acrescentou a nota.
O líder do partido de direita Likud tem 28 dias para formar seu gabinete, mas pode receber um prazo extra de 14 dias caso seja necessário.
Junto aos seus aliados ultraortodoxos e de extrema-direita, o bloco conservador de Netanyahu se impôs nas eleições legislativas. Ele conquistou 64 cadeiras, entre as 120 do Parlamento, superando o primeiro-ministro cessante, o centrista Yair Lapid (54 cadeiras).
Esta foi a quinta eleição em três anos e meio em Israel, um país muito dividido politicamente.
O gabinete que será formado por Netanyahu, que foi primeiro-ministro de 1996 a 1999, e de 2009 a 2021, poderia ser o mais à direita da história do país.