Publicada em 22/11/2022 às 14h11
Assembleia – Como a diplomação dos reeleitos e eleitos nas eleições gerais em Rondônia ocorrerá somente no próximo dia 15 de dezembro, as conversações sobre a composição da futura Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (Ale) são intensas nos bastidores da política, mas discretas. Há quem aposte, que já estaria tudo ajustado para eleger um jovem deputado para a presidência, mas o nome, não pode ser divulgado antes de a diplomação dos deputados, porque, ainda, há possibilidades de mudanças na relação dos nomes já divulgados como reeleitos e eleitos. Como a eleição da futura Mesa Diretora ocorrerá no dia 1º de fevereiro e o processo eleitoral será conduzido pelo atual presidente (Alex Redano-PRB), que foi reeleito, como determina o Regimento Interno, a expectativa é enorme.
Assembleia II – Apesar de a conversa ser sempre a mesma, que o “governador não interfere no processo de escolha da Mesa diretora da Ale-RO”, a frase é vazia, pois participa sim, porque tem interesse direto em ter como parceiro a presidência da Casa do Povo, o que não quer dizer conivência. É fundamental que o presidente do legislativo estadual seja um parceiro, que ajude a aprovar as matérias de interesse do Poder Executivo. A oposição também é fundamental, pois não há governo eficiente sem oposição, que não pode ser sistemática, radical, mas flexível, quando necessário for. Legislativo e Executivo devem trabalhar em conjunto, pois a finalidade é somente uma: atender os interesses da população na saúde, educação, cultura, esporte, social, econômico, saneamento básico, estradas vicinais transitáveis o ano todo. Devem ser parceiros, coniventes, não.
Prefeito – O presidente regional do PSB, deputado federal Mauro Nazif, não conseguiu se reeleger para mais um mandato na Câmara Federal, nas eleições de outubro último. Nazif já foi vereador e prefeito de Porto Velho, deputado estadual e deputado federal (três mandatos alternados). O reduto eleitoral de Nazif é Porto Velho, onde sempre teve amplo trânsito junto ao funcionalismo público federal, categoria que ele sempre representou muito bem em Brasília. Sem conseguir mais um mandato, as informações são que Nazif deverá disputar a Prefeitura de Porto Velho nas eleições de 2024, cargo que ele já ocupou no período de janeiro de 2013 a dezembro de 2016. Hoje seria o nome do PSB para disputar a sucessão municipal da capital, pois Hildon Chaves União Brasil) foi reeleito em 2020 e está fora das eleições municipais de 2024.
Senado – As eleições gerais, que serão em 2026, a exemplo das realizadas em outubro último, que elegeram presidente da República, governadores, uma das três vagas ao Senado de cada Estado e do Distrito Federal, além de deputados (federais e estaduais também movimenta as lideranças políticas do Estado. E que em 2026, além das eleições para os cargos já citados, a disputa pelo Senado será diferenciada, pois o eleitor elegerá dois senadores, porque cada Estado e o Distrito Federal têm três senadores. O senador tem mandato de 8 anos. Este ano expirou de Acir Gurgacz (PDT), que não conseguiu o registro da candidatura para se reeleger, mas em 2026 serão duas vagas, a de Confúcio Moura (MDB), e de Marcos Rogério (PL), que disputou o governo do Estado este ano, mas perdeu no primeiro e no segundo turno para Marcos Rocha (UB), que se reelegeu.
Senador II – O que se comenta com intensidade nos bastidores da política é que o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (UB), que se reelegeu em 2020 estará concorrendo a uma das vagas ao Senado em 2026. Nas eleições deste ano, sua mulher, Yeda Chaves (UB) foi eleita deputada estadual como a segunda maior votação do Estado (24.667 votos). Em fevereiro do próximo ano ela assumirá uma das 24 vagas na Assembleia Legislativa e deverá dar continuidade ao seu trabalho social, da maior relevância, que realiza em Porto Velho, pois desde a posse de Hildon no primeiro mandato. Yeda tem trânsito livre na periferia de Porto Velho onde recebeu o maior número de votos devido a sua ação beneficente em favor das famílias carentes, bem mais eficiente, que boa parte das entidades constituídas do município. É bem provável, que Yeda e Hildon estejam juntos na campanha de 2026, mas com ela disputando uma das oito vagas à Câmara Federal e ele uma das duas ao Senado. Quem viver verá...
Respigo
O Brasil, ainda, não estreou na Copa do Mundo do Catar, mas o brasileiro está feliz. É que na manhã de hoje (22), a Arábia Saudita venceu a toda poderosa Argentina (2x1) +++ Derrota da Argentina, não importa a circunstância é sempre motivo de felicidade para os brasileiros. A rivalidade entre as duas seleções é grande +++ O Brasil joga a primeira partida na quinta-feira (24), às 15h (RO) contra a Sérvia. Será a vez de os argentinos “secarem” a seleção do Tite +++ Servidores públicos do município de Cacoal na bronca com o prefeito Adailton Fúria-PSD. É que Fúria, anunciou, através de vídeo, que a prefeitura funcionará normalmente em dias de jogos do Brasil pela Copa do Mundo +++ Segundo Fúria, ironizando, só serão dispensados “os servidores convocados pelo técnico Tite”. Garante o prefeito, que tudo funcionará normalmente durante os jogos da Seleção Brasileira.
+ Uma frase simples, mas bem adequada à realidade social: “O importante não é TER, mas SER”.