Publicada em 07/12/2022 às 16h21
Cancún é um destino internacional muito procurado para férias, que recebe milhões de turistas durante todo o ano. Essa enorme popularidade poderia levar você a pensar que a qualidade das praias locais está diminuindo drasticamente – afinal, o alto fluxo de turistas geralmente resulta em maior consumo, mais geração de lixo e, consequentemente, poluição das praias. Surpreendentemente, este não é o caso, pois Cancún tem, de fato, o maior número de praias limpas de todo o México.
O excesso de turismo é uma das maiores ameaças enfrentadas por Cancún, mas as autoridades locais aceitaram o desafio e não apenas incentivam os estrangeiros a visitá-la, mas também mantêm a cidade segura e todas as suas áreas de praia impecáveis. Deixando de lado os riscos de aglomeração, os oceanos que fazem fronteira com Cancún e a ampla Riviera Maya estão lindos e cristalinos como sempre.
Voltada para o Mar do Caribe e Oceano Atlântico, nenhuma outra cidade costeira no México tem mais praias com “Bandeira Azul” do que Cancún, segundo relatou o jornal The Cancun Sun. O status, que é o mais alto que um marco natural nesta categoria pode alcançar, é concedido apenas àqueles com os melhores padrões de qualidade e controles ambientais, servindo também como um distintivo não oficial de “segurança para o turismo”.
Grande parte da fama global de Cancún sempre foi atribuída às suas areias brancas peroladas e mares quentes de cor turquesa, embora a transformação visível da cidade à luz do turismo de massa tenha sido uma preocupação constante dos ambientalistas. Estes grupos costumam criticar os planos de desenvolvimento do Governo local, que mostra ceticismo em suas promessas de proteger a natureza circundante – particularmente por causa da ferrovia intermunicipal, denominada Tren Maya, que atravessará a Península de Yucatán, no México, em mais de 1.500 quilômetros.
Mas essa apreensão parece infundada, pelo menos no que diz respeito à preservação da vida marinha, depois que sete praias de Cancún receberam o certificado de “Bandeira Azul” em um evento realizado recentemente pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE, sigla para Foundation for Environmental Education), em Playa Delfines (Cancún). Isso prova que a cidade conseguiu manter a orla perfeitamente limpa, apesar do grande número de visitantes que recebe.
Poucos destinos valorizam tanto o turismo como Cancún, qualidade reconhecida por Joaquín Díaz Ríos, responsável pela FEE. Segundo o próprio Ríos, Cancún é a “capital da Bandeira Azul” do México, o que significa que passou com louvor em todos os testes de limpeza, segurança e qualidade da água do mar.
Overtourismo é grande ameaça ao status de “Bandeira Azul”
Com o inverno no Hemisfério Norte se aproximando rapidamente, espera-se que que a Pérola da Riviera Maya fique mais movimentada a cada minuto. Sem dúvida, isso será um desafio, considerando que Cancun praticamente esgota as reservas na alta temporada, com ocupação chegando a 95% e praias lotadas, consequentemente, quantidade de lixo proporcional.
Em preparação para o fenômeno, mais profissionais de limpeza foram contratados em tempo integral para garantir que as praias estejam sempre impecáveis, além de aumentar a vigilância das unidades de patrulha.
Outros destinos no México prestes a se esgotarem nesta próxima temporada de férias são Playa Del Carmen, a cerca de 70 quilômetros ao sul de Cancun, e o município insular de Isla Mujeres, a menos de 30 minutos de barco de Cancun.