Publicada em 16/12/2022 às 09h17
A Coreia do Norte realizou com sucesso um teste para verificar as características de um "motor de combustível sólido de alta pressão" no desenvolvimento de outro "novo tipo de sistema de armas estratégicas".
"Um grande instituto da Academia de Ciências da Defesa foi bem sucedido no teste de disparo estático de um motor de alto impulso de combustível sólido com um impulso de 140 toneladas de força, o primeiro do género no país", explicou a KCNA.
Segundo oficiais norte-coreanos, este teste teria proporcionado uma "garantia segura de ciência e tecnologia" para o desenvolvimento de outro novo tipo de sistema de armas estratégicas.
O líder norte-coreano Kim Jong Un esteve na vanguarda do teste e manifestou a sua expectativa de que "outro novo tipo de arma estratégica seria produzida no mais curto espaço de tempo possível", de acordo com a KCNA.
Peritos sul-coreanos consultados pela agência noticiosa Yonhap indicaram que Pyongyang pode ter testado o motor de alta pressão para avançar tecnologias capazes de desenvolver um novo míssil balístico intercontinental de combustível sólido (ICBM).
Durante um recente congresso do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte, o governo apresentou planos para fazer avançar as suas armas, incluindo o desenvolvimento de armas nucleares tácticas, ogivas de voo hipersónicas, submarinos de propulsão nuclear e satélites de reconhecimento, entre outros.
Pyongyang conduziu este ano uma miríade de lançamentos de mísseis balísticos no meio de preocupações crescentes sobre a possibilidade de um teste nuclear.