Publicada em 02/12/2022 às 10h29
Autor do projeto de lei que instituiu o movimento Dezembro Laranja em Rondônia em 2017, o deputado Laerte Gomes (PSD), iniciou o mês alertando para a importância de estimular a população na prevenção e no diagnóstico ao câncer da pele.
Segundo Laerte Gomes, após tomar conhecimento do alto índice de pessoas diagnosticadas com câncer de pele em Rondônia e da falta de conhecimento sobre a doença, ele tomou a iniciativa de propor o Dezembro Laranja, um movimento nacional, que propõe a prevenção, a conscientização e o combate ao câncer de pele.
“É uma campanha nacional contra o câncer de pele, uma doença que muita gente não conhece, até porque é pouco comum o hábito de procurar um dermatologista, mas quando resolve buscar, a doença acaba sendo constatada”, explicou Laerte.
Em Ji-Paraná, o médico dermatologista, Silmar Régis Camarini agradeceu o apoio que o deputado tem dado durante os anos anteriores e falou da importância em dar ainda mais atenção para a divulgação da campanha.
“Em Ji-Paraná, excepcionalmente, faremos um mutirão de atendimento, com a realização de centenas de exames para o diagnóstico do câncer de pele, no dia 10 de dezembro, na Escola Estadual Marechal Rondon. Já em Porto Velho, faremos o mesmo mutirão, porém com colegas dermatologistas que moram na capital, no dia três de dezembro, data em que se inicia a campanha do Dezembro Laranja, ou seja, já neste sábado”, informou o Dr. Silmar Régis.
Ainda segundo Laerte Gomes, durante os exames os médicos constatam que a maioria das pessoas não usam protetor solar diariamente.
“São números alarmantes. O poder público, as entidades precisam fazer um alerta, um trabalho de conscientização nas escolas, com a sociedade, esclarecer e falar da importância de usar o protetor solar no rosto, nas mãos, nos braços, nas orelhas, porque muitas vidas podem ser salvas. É um momento de acordarmos para essa triste realidade e levar ao conhecimento de todos, o quão perigoso é o câncer de pele”, concluiu o deputado Laerte Gomes.