Publicada em 06/12/2022 às 11h33
A retotalização foi realizada em razão de decisão proferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no processo n. 0600005-88.2019.6.22.0000, a qual decretou a nulidade dos votos recebidos por José Geraldo Santos Alves Pinheiro e determinou o recálculo dos quocientes eleitoral e partidário.
A solenidade aconteceu no gabinete da Corregedoria Regional Eleitoral de Rondônia, na sede do TRE-RO, sob a presidência do desembargador Miguel Mônico Neto, e contou com a presença do candidato Ezequiel Junior Santos da Costa, do advogado Tiago Ramos Pessoa, da imprensa local e servidores do TRE-RO.
O procedimento de retotalização de votos foi realizado por meio do Sistema de Gerenciamento de Totalização (SISTOT), que é o sistema oficial do Tribunal Superior Eleitoral para essa finalidade.
Finalizados os cálculos pelo sistema, houve alteração na relação de eleitos com a diminuição de uma vaga para o cargo de deputado estadual da Coligação Por Amor a Rondônia e, consequentemente, o aumento de uma vaga para a Coligação Rondônia Acima de Tudo, que será destinada ao candidato Ezequiel Junior Santos da Costa.
O relatório da nova totalização será publicado na internet seguindo a forma legal e, após o decurso do prazo para reclamações, será submetido a Corte Eleitoral para homologação, proclamação do resultado e diplomação do deputado eleito.