Publicada em 28/12/2022 às 14h27
Preparar legumes assados no forno é uma das melhores maneiras de diversificar o consumo e utilizar um processo prático e fácil para o dia a dia. Talvez a etapa mais importante do prato seja na hora de temperar, na qual é possível trazer mais sabor à receita adicionando os ingredientes certos na mistura.
Confira cinco combinações de ingredientes para incrementar o seu prato e variar o consumo de legumes na sua rotina!
1. Alho e azeite: combinação clássica
Para legumes assados saborosos, a combinação de alho e azeite é simples e não tem erro. Coloque os legumes em uma travessa e misture azeite, sal e alho a gosto. Certifique-se de que todos os legumes tenham contato com os ingredientes para garantir mais sabor. Depois, basta organizar os alimentos em uma travessa e levar ao forno a 200°C até os legumes dourarem.
2. Limão siciliano: toque cítrico
As frutas cítricas, como o limão siciliano, podem servir muito bem como tempero dos legumes. Nesse caso, basta espremer o suco do limão nas hortaliças já cortadas e complementar o tempero com sal, pimenta e outros de sua preferência. Além disso, o limão siciliano também pode ser usado em um molho para legumes assados depois de prontos: basta misturar seu suco com um pouco de azeite, sal e alho amassado.
3. Grão-de-bico: mais proteínas
A receita de legumes assados com grão-de-bico é um pouco mais trabalhosa porque, nesse caso, é necessário cozinhar os grãos antes. Ele garante um toque a mais de sabor aos legumes e ainda torna o prato mais nutritivo. Depois de picar os legumes, misture com o grão-de-bico cozido, azeite, alho, pimenta, cominho e outros temperos a gosto.
4. Temperos e especiarias: soluções simples
A preferência para temperos costuma ser algo muito pessoal, então, uma boa maneira de personalizar a sua receita de legumes assados é utilizando o que você já tem em casa. Pimenta, cominho, páprica, orégano, curry, chimichurri... vale o que estiver ao seu alcance. Só é necessário cuidado com as misturas para evitar que os sabores fiquem muito fortes ou que se sobressaiam aos dos legumes.
5. Ervas finas: toque sofisticado
Para preparar legumes assados com ervas, a ideia é a mesma dos temperos: utilizar as que já fazem parte do seu dia a dia na cozinha e evitar exageros para que os sabores dos legumes não fiquem em segundo plano. Alecrim, tomilho, salsa, manjericão, cebolinha, sálvia, orégano, louro, cheiro verde e coentro são boas opções.