Publicada em 02/12/2022 às 12h09
Vilhena – O prefeito de Vilhena. Flori Cordeiro (Podemos), eleito no dia 30 de outubro, recebe o diploma hoje (2) de o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A posse, que deveria –ou poderia– ocorrer em seguida, como se esperava, acontecerá somente no dia primeiro do próximo ano, junto com as posses de o presidente da República e governadores reeleitos e eleitos nas eleições gerais deste ano. Não se sabe o motivo de Flori ser empossado somente em janeiro, já que o cargo de prefeito está sendo ocupado, interinamente, pelo presidente da câmara de vereadores, Ronildo Macedo (Podemos) em razão da cassação de mandato do prefeito Eduardo Japonês e da vice, Patrícia da Glória, ambos filiados ao PV, acusados da prática de crime eleitoral nas eleições municipais de novembro de 2020.
Vilhena II – Em passado recente a informações eram que, a solenidade de diplomação seria hoje (2), na Câmara Municipal de Vilhena e, em seguida as posses de Flori e do seu vice Aparecido Donadoni (PP). O mandato (4 anos) que será cumprido, excepcionalmente, por Flori, nos próximos dois anos é o que elegeu Japonês e Patrícia em 2020. Como o cargo está sendo ocupado, interinamente, pelo presidente-licenciado da câmara de vereadores a expectativa, até por uma questão de ordem, deveria ocorrer em seguida a diplomação, como se foi comentado pois, Flori estará complementando o mandado, que corresponde de 1º janeiro de 2021 a 1º janeiro de 2025, pois teremos eleições municipais (prefeitos e vereadores) em outubro de 2024. Assumindo agora, Flori teria condições de discutir com os vereadores a aprovação do orçamento do município para o próximo ano, que é fundamental na administração pública.
Ji-Paraná – Aprovados no processo seletivo de julho deste ano pela Prefeitura de Ji-Paraná estão sendo convocados para preenchimento das vagas. Segundo o secretário de Administração Jônatas França, estão sendo chamados 59 técnicos para atuarem na saúde pública do município. O prazo teve início na quinta-feira (1º) e será encerrado no próximo dia 8. Dos 133 aprovados no processo seletivo, segundo Jônatas, 72 já foram convocados e agora as demais vagas estão sendo preenchidas. A relação dos convocados e documentos necessários para contratação estão disponíveis no portal da Transparência no site da Prefeitura de Ji-Paraná e no Diário Oficial do Município (DOM) na edição de 30 de novembro de 2022 ou na Gerência Geral de Recursos Humanos pelos números 3416-4000/3411-4239.
Governo – A equipe de ponta que dará suporte ao segundo mandato do governador-reeleito Marcos Rocha (UB), ainda, não foi anunciada. O novo secretário de Estado da Agricultura, Seagri foi o primeiro nome a ser confirmado, após as eleições em segundo turno. Já ocupa o cargo o jornalista e secretário geral do PP estadual, Luiz Paulo já está firme e forte trabalhando no importante setor da administração estadual. A responsável pela área de Comunicação Social Rosângela Aparecida da Silva será mantida e o coordenador da campanha, Júnior Gonçalves, que renunciou a chefia da Casa Civil para se dedicar ao desafio retoma o importante cargo, que praticamente comanda as negociações políticas do governo, fundamental para um administrador público.
Equipe – Os oportunistas certamente não terão espaço na futura equipe de Marcos Rocha. A nomeação de o deputado estadual-reeleito, (Alan Queiroz-Podemos) como novo líder do governo na Assembleia Legislativa (Ale) demonstra, que Rocha está disposto a rever todos os cargos de confiança. Inclusive sobre a participação de cada um na campanha política. E está coberto de razão, pois nada é mais desconfortável, principalmente na administração pública ter ao lado os conhecidos “traíras”, que se locupletam do poder e, quando é convocado a dar sua parcela de colaboração na busca de novos objetivos se escondem atrás das cortinas, mudam de opinião, esquecem os objetivos, ignoram princípios.
Respigo
O União Brasil, partido presidido pelo governador Marcos Rocha no Estado terá cinco dos 24 deputados na futura composição da Ale-RO a partir de fevereiro do próximo ano. A segunda maior bancada tem dois partidos PSD e Patriota, cada um tendo três representantes no legislativo municipal +++ Com dois representantes são PRB, PL, MDB e PSC, e PT, PTB, PP, Podemos e PSB com um deputado. Certamente o governador Rocha não terá muitas dificuldades para intermediar com o legislativo estadual a partir de fevereiro de 2023 +++ Na sessão ordinária de terça-feira (6) o empresário e piloto de aviação comercial, Aziz Rahal será empossado deputado estadual. Aziz assumirá a vaga do deputado Eyder Brasil (PL), que se afastou para tratamento de saúde +++ Hoje tem Brasil e Camarões pela Copa do Mundo que está sendo disputada no Catar. O jogo inicia às 15h (RO) e mesmo a seleção brasileira jogando com time misto é favorita e não deve ter problemas para chegar a mais uma vitória e consolidar o primeiro lugar no Grupo G.