Publicada em 06/12/2022 às 17h20
Pensando em escolher um destino sul-americano para passar as suas próximas férias? Não comece a viajar por este belo continente sem antes ler algumas dicas e curiosidades. Elas serão bastante úteis na hora de planejar sua viagem, bem como quando chegar ao seu destino.
As distâncias entre os países são enormes
Enquanto na Europa uma viagem de dez horas pode levar você a três ou quatro países, na América do Sul será o tempo médio de transporte entre uma cidade e outra. Mas não deixe que isso o impeça de aproveitar a viagem para combinar ao menos dois destinos – é possível, por exemplo, ir à Argentina e ao Uruguai – a distância entre estes dois territórios é razoável, inclusive existem excursões pelo Rio de La Plata que o levarão de um país ao outro em um bate e volta.
É necessário, portanto, planejar seus passeios antes de visitar este belo continente para ter uma ideia aproximada de uma rota. Para alguns lugares, como uma aventura em Galápagos, por exemplo, você precisa de um planejamento antecipado, pois há voos limitados para as ilhas, entre outras coisas a serem consideradas.
Esqueça o trem
Chegará o dia em que será possível viajar de trem pela América do Sul, mas por enquanto esse meio de transporte só está disponível para curtos itinerários, geralmente em viagens turísticas por algumas regiões. O meio de transporte terrestre que o levará mais confortavelmente a todos os lugares é o ônibus. O padrão de qualidade desse transporte muda conforme você for passando pelos países, mas em muitos deles você ficará surpreso com os serviços que oferecem.
Alugar um carro também é uma excelente opção para alguns países, principalmente quando você foge das grandes cidades, por exemplo, para visitar as vinícolas nas colinas de Colchagua e Mendoza, na Argentina, o Salar de Uyuni, na Bolívia, ou para alguns passeios pelo Atacama, no Chile. Obviamente, a viagem por alguns destinos do Cone Sul requer um carro mais apropriado para aventuras, como um veículo 4x4.
O que há de mais valioso na América do Sul são as pessoas
Por mais impressionantes que sejam as Cataratas do Iguaçu, o Glaciar Perito Moreno, as Torres del Paine, o deserto do Atacama ou as ruínas de Machu Picchu, certamente o que vai ficar gravado na sua memória e no seu coração é aquela recepção hospitaleira dos habitantes locais. Passar um tempo maior de suas férias no mesmo lugar permitirá que você conheça a cultura popular mais profundamente, o que tornará sua viagem muito mais enriquecedora.
A variedade da culinária é incrível
A América do Sul é muito mais do que a soma de suas partes – cada país é único e, para apreciar suas diferenças, você precisa explorar as paisagens, a cultura e claro, a culinária. É possível aprender muito sobre um país através da sua comida.
Os pratos típicos não só permitem conhecer o clima e a geografia de um lugar, como também dá muitas pistas sobre o modo de vida dos habitantes locais. Em toda a América do Sul você poderá experimentar pratos de uma diversidade única, preparados com ingredientes que você nem sabia que existiam. É interessante, por exemplo, conhecer a riqueza da alimentação pré-colombiana, com ingredientes como milho, quinoa e diferentes tipos de leguminosas.
Pechinchar não é comum em todos os países
Embora a pechincha seja aceita em vários países sul-americanos, não é algo tão comum, como pode acontecer no Marrocos ou no Egito, por exemplo. Mas você pode pedir um desconto no produto que vai comprar, sem muita insistência. Isto se aplica mais especificamente aos produtos regionais, mas nunca na alimentação ou nos transportes, por exemplo.
O vocabulário é diferente dependendo do país
Mesmo que você viaje para países de língua espanhola pensando que entenderá o idioma facilmente com sua fluência, você certamente notará que o que aprendeu não se aplica em vários países – mas não se frustre, os habitantes o entenderão e você ampliará seu vocabulário.
Na América do Sul não é calor o ano todo
Embora a América do Sul possa remeter a praias e natureza, calor o ano inteiro está longe de ser uma constante. Portanto, não se esqueça – antes de viajar verifique como estará o clima nos países que irá visitar e suas regiões.
Viajar pela América do Sul pode ser barato, mas nem tanto
Assim como as paisagens da América do Sul são tão diversas, os preços de uma viagem também variam bastante. A Argentina, por exemplo, nos últimos meses se tornou um destino de viagem atrativo pelos preços razoáveis no turismo – embora nem sempre foi assim. A desvalorização do peso em relação ao dólar é o motivo pelo qual os visitantes conseguem desembolsar menos na viagem.
Já o Chile, por outro lado, é um destino que ocupará uma fatia maior do seu orçamento. Mas isso não significa que os custos de viagem não possam ser reduzidos. Para isso, é necessário um pouco de organização.