Publicada em 06/12/2022 às 17h19
Uma das mais famosas atrações americanas ainda não tinha seu museu, mas a partir deste ano, a primeira instituição dedicada aos teatros da Broadway e à lendária avenida abrirá suas portas a turistas e moradores de Nova York.
Em todo o mundo, a Broadway é sinônimo de musicais famosos e não há nada de surpreendente nisso – é exatamente ao longo desta avenida, em Manhattan, que surge o gênero que combina teatro, dança e canto. Por quase 120 anos, a Broadway continua sendo um marco em qualquer visita a Nova York e, junto com o West End, em Londres, o melhor lugar do mundo para assistir a um musical.
A Broadway é, de fato, uma história de sucesso que ganhará ainda mais força: o Museu da Broadway receberá o público a partir de 15 de novembro de 2022. Localizado no coração do Theatre District, a dois passos da Times Square, a instituição terá como missão desvendar a história e os segredos da avenida nova-iorquina aos turistas de todo o mundo, bem como aos habitantes de Nova York e a todos os entusiastas do teatro.
Um museu interativo dedicado à história da Broadway
Para atrair o maior número possível de visitantes, o museu foi projetado como uma experiência imersiva, interativa e “muito instagramável”. A experiência começa na Map Room – a partir de uma grande representação cartográfica da cidade, é possível viajar no espaço, mas sobretudo no tempo, desde a primeira representação oficial de uma peça em Manhattan, em dezembro de 1732, até os dias atuais.
Continuando o tour, os visitantes podem descobrir como os primeiros teatros de Nova York, então localizados no Financial District e mal construídos, migraram para sua localização atual, ao lado da Times Square, após o fim da Guerra Civil, em 1865.
Em seguida, são mostrados detalhes sobre as produções – musicais e peças teatrais – que, desde “The Cat and the Fiddle” (1931) a “Hamilton” (2015), marcaram a história da Broadway e revolucionaram esta arte, indissociável da cidade de Nova York.
Na visita ao museu também será possível passear pela história visual e sonora da Broadway, em uma exposição que apresenta figurinos, adereços, cenas inéditas, vídeos, arquivos sonoros e muito mais.
Para finalizar o tour, os visitantes poderão apreciar o ‘The Making of a Broadway Show’, que presta homenagem à comunidade de profissionais que – no palco e nos bastidores – dão vida às peças e musicais da Broadway todas as noites. No total, o museu apresenta, ao longo de 2.500 m2, mais de 500 produções desde os anos 1700 até os dias atuais, dezenas de ofícios e outros tantos artistas renomados.
Uma primeira exposição homenageará o cartunista Al Hirschfield
Proposta desde a inauguração, a primeira exposição do museu – “Teatro Americano visto por Hirschfeld” – levará os visitantes a conhecer a obra de Al Hirschfeld, desenhista e caricaturista reconhecido mundialmente por seus retratos em preto e branco de estrelas da Broadway.
O artista, que morreu em 2003, se destacou por seu estilo, inclusive tem um teatro em seu nome na Broadway. Hirschfeld trabalhou durante toda a sua vida para o teatro nova-iorquino, produzindo milhares de desenhos para as maiores produções, desde Hair (1968) a Annie (1976) passando pelo Fantasma da Ópera (1988) e Mamma Mia! (2001).
A sua obra estará representada através de 25 desenhos e gravuras que realizou entre 1928 e 2002, mas também capas de álbuns, uma seleção de cadernos de esboços e programas emblemáticos. Mais inusitado, os visitantes também poderão se sentar na réplica de sua “cadeira de barbeiro”, onde ele fez todos os desenhos finalizados de sua carreira.
Museu da Broadway: 145 W 45th St, Nova York, NY 10036