Publicada em 07/12/2022 às 14h04
Deputado – O jovem empresário Aziz Rahal, que assumiu cadeira de deputado estadual na última terça-feira (6) também é piloto de avião comercial e nascido em Ji-Paraná. Hoje Jipa tem 4 deputados estaduais e só perde para Porto Velho, em número de parlamentares. Além de Aziz, o parlamento estadual tem Laerte Gomes (PSD), o deputado mais bem votado da história de Rondônia (25;603 votos), Jhony Paixão (PSDB) e Ari Saraiva (PSB). A pauta mais importante dos deputados estaduais neste final de ano, e de mandato, que terminará no dia 31 de janeiro, que já está sendo analisada nas comissões permanentes da Casa de Leis é o orçamento do Estado para o próximo ano, acima de R$ 13 bilhões, cerca de 30% superior ao deste ano. O prazo para que o Orçamento 2023 vá a plenário para discussão e votação é o próximo dia 20.
Copa – A zebra continua solta na Copa do Mundo de Futebol que está sendo disputada no Catar. Na terça-feira (6) a toda poderosa Espanha, do prepotente técnico Luís Enrique foi desclassificada nos pênaltis (3x0), pelo Marrocos, após empate em 0x0 nos dois tempos normais de jogo e na prorrogação de 30 minutos. O Brasil joga na sexta-feira (9) às 11h (RO) contra a Croácia, seleção vice-campeão do mundo (2018), mas que, ainda, não se encontrou tecnicamente na competição. É um time bem postado na defesa e com ataque rápido e objetivo. Eleito melhor jogador da Copa do Mundo de 2018, Modric é o cérebro da equipe e, apesar de veterano comanda a maioria das ações ofensivas e do meio de campo dos croatas. A Croácia certamente será um adversário difícil de ser batido. A defesa brasileira, uma das menos vasadas da Copa, junto com a dos croatas, terá um teste mais agudo sobre sua eficiência.
Violência – Com a proximidade das festas de final de ano (Natal e Ano Novo) a economia comercial é fortalecida. Pagamento do 13º salário, aumento de vagas no comércio devido ao movimento maior contribuem para maior rotatividade de dinheiro. Junto também o aumento da violência e da criminalidade, pois os “amigos do alheio” atacam nas saídas de banco, principalmente, no arrombamento de residências e veículos, etc. Em Porto Velho não é diferente e, na noite de terça-feira policiais militares, que faziam ronda nas proximidades do mercado do peixe no Cai N´água, região central da capital foram atacados a tiros. Não ouve feridos, pois os policiais se protegeram e solicitaram apoio a outras patrulhas, mas os bandidos desapareceram em um matagal nas proximidades.
Violência II – O local do ataque a tiros contra os policiais, está localizado em área central de Porto Velho e conhecido por contar com vários pontos de vendas de drogas, segundo a polícia. Essa informação justifica um enorme ponto de interrogação. Se a polícia sabe que a região tem vários pontos de comércio ilegal de drogas, assim como em outras áreas, por que não os fechar? E assim também ocorre em outras regiões da capital, que as polícias (Civil e Militar) informam, que há comércio ilegal de entorpecentes. Por que não mobilizar equipes permanentes de combate diário às drogas, durante o dia e à noite fechando os locais e prendendo quem estiver vendendo ou comprando. Certamente faltariam cadeias, mas é a única maneira de inibir a prática do crime, porque prisão de implicados e apreensão de drogas diárias provocariam baixa nos traficantes e prejuízos enormes, tanto financeiro como de vendedores e compradores.
Senado – A partir de fevereiro do próximo ano teremos mudança na composição dos representantes de Rondônia no Senado. É que o senador Acir Gurgacz (PDT) deixará o cargo, após dois mandatos seguidos e assumirá o senador Jaime Bagattoli (PL), eleito nas eleições de outubro último. Rondônia, a exemplo dos demais Estados e do Distrito Federal conta com três senadores. Hoje Ji-Paraná tem dois representantes no Senado, Acir e Marcos Rogério (PL), que tem mais 4 anos de mandato. Ji-Paraná terá a partir de fevereiro de 2023, somente Rogério, e Vilhena, mais importante município social e economicamente do Cone Sul, Bagattoli no Senado. Porto Velho não tem nenhum senador, pois o terceiro componente do Estado no Senado Federal é Confúcio Moura (MDB), que é de Ariquemes.
Respigo
Já é possível notar maior movimentação no comércio de Porto Velho. Além da área central da capital, as zonas Leste (Amador dos Reis) e Sul (Jatuarana) apresentam volume bem acima da média desde o início da semana +++ E certamente será maior a partir da próxima. É que os servidores públicos (municipal, estadual e Federal) estarão recebendo o 13º salário e vencimentos de dezembro fortalecendo a economia municipal +++ O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou a legalidade da eleição do deputado estadual Eurípedes Lebrão (União Brasil-São Francisco do Guaporé), a deputado federal. Tramitava na corte eleitoral ação cautelar para impedir a diplomação de Lebrão, que foi negada +++ Lebrão deixa a Assembleia Legislativa (Ale), após três mandatos de deputado estadual para assumir uma das oito vagas na Câmara Federal a partir de fevereiro do próximo ano. Mas São Francisco não ficará sem representante na Ale-RO, porque a ex-prefeita do município, filha de Lebrão, Gislaine Lebrinha, foi eleita deputada estadual, também pelo União Brasil e deverá ocupar o gabinete do pai.