Publicada em 08/12/2022 às 15h12
Há quem procure a essência dos locais que visita nos pequenos detalhes – e a gastronomia é o mais poderoso deles. Diferentes culturas têm seus próprios sabores e pratos únicos, o que pode ser uma maneira deliciosa de conhecer um novo lugar.
Cada vez mais os turistas procuram viajar por diferentes países e cidades para saborear a maravilhosa gastronomia que cada um tem para oferecer. A ideia principal é ir em busca de novos sabores, experimentar novos pratos com diferentes texturas e cores em cada destino visitado.
Picante, condimentada, produto da mistura de diferentes culturas, à base de produtos nativos, são infinitos os sabores encontrados nas melhores cozinhas do mundo. Se você adora comer bem e quer explorar países realmente fantásticos, veja essa lista de destinos gastronômicos da National Geographic.
Itália
A culinária italiana é a mais internacional do mundo e a mais apreciada. Apesar da sua variedade – a cozinha da Lombardia pouco se parece com a da Sicília, por exemplo – a gastronomia da Itália caracteriza-se pelo essencial, por condensar os aromas e sabores dos seus ingredientes mais próximos.
Grécia
A essência do Mediterrâneo está na base da cozinha grega, que usa ingredientes frescos como o tomate, a batata, o queijo de cabra ou o peixe, sempre com muito azeite de oliva. As saladas, os gyros (carnes assadas), as sopas ou a famosa musaka (lasanha com beringela) não podem faltar na mesa em uma viagem à Grécia.
Espanha
Em cada canto da Espanha é possível encontrar especialidades gastronômicas. Embora com características diferentes, dependendo da região, a culinária espanhola utiliza ingredientes locais em um desafio de modernizar receitas até transformá-las em pratos de fama internacional. O País Basco e a Catalunha lideram a sofisticação e a excelência gastronômica, mas em todos os lugares da Espanha existem produtos espetaculares, como o presunto da Extremadura, o marisco da Galiza e a vasta gama de vinhos de todo o território.
México
Se você gosta de sabores picantes, este é o país ideal para suas próximas férias. A culinária mexicana é uma das mais ricas e populares do mundo. Basta recordar alguns dos seus pratos mais tradicionais: guacamole, nachos, enchiladas de mole ou tacos, que uma vez provados, são inesquecíveis. O segredo da gastronomia mexicana é a mistura das diferentes cozinhas que coexistem em seu território – a começar pelas dos seus antigos povos, maias e astecas, seguindo para as influências espanholas e norte-americanas. Além disso, os sabores marcantes são provenientes do uso de produtos nativos, principalmente da grande variedade de pimentas.
França
A culinária francesa se caracteriza pela constante inovação e pelo uso de ingredientes de primeira qualidade. Além disso, para os franceses, o ato de comer é um momento de grande relevância social. No país são encontrados inúmeros restaurantes distinguidos com estrelas Michelin, mas também pequenos bistrôs onde são servidos pratos extraordinários da cozinha francesa.
Peru
Destacando-se na América do Sul, o Peru é aclamado por muitos pela sua excelência em gastronomia, inclusive recebeu em 2021 o World Travel Awards como ‘Melhor Destino Culinário do Mundo’. Lima, a capital, abriga muitos restaurantes conceituados, mas em qualquer lugar do país você pode saborear receitas peruanas, como o ceviche (peixe cru marinado), e o ají de gallina (frango cremoso e apimentado), duas das mais apreciadas especialidades tradicionais do Peru.
Tailândia
Localizada entre Índia, China e Oceania, a Tailândia capturou o melhor da gastronomia destes países e incorporou à sua culinária, que se caracteriza pela mistura dos sabores azedo, salgado, doce e picante, e pela abundância de temperos. Às muitas nuances dos seus pratos acrescenta-se a apresentação, de grande importância neste território. Seus ensopados, como o Pad Thai, Nevayum ou Khao Mangal, ganharam o paladar internacional.
Dinamarca
Quando se fala em destinos gastronômicos, é inevitável pensar nas maravilhas da culinária francesa, espanhola ou italiana. Porém, para encontrar uma das grandes cidades gastronômicas do mundo é preciso olhar para os países nórdicos – Copenhague, a capital da Dinamarca, é o destino com mais estrelas Michelin espalhadas por vários restaurantes.
Japão
O famoso sushi, feito à base de arroz e diversos ingredientes frescos, como peixes, algas e crustáceos, é apenas uma pequena amostra da extensa gastronomia nipônica. Sopas, carnes e outras especialidades à base de arroz e peixe, também tempuras e todo o tipo de legumes cozidos al dente – são encontrados em muitos mercados de comida nas ruas de Tóquio.
Estados Unidos
Nova York, a capital do mundo, da diversidade e da miscigenação reúne todas as cozinhas em uma só cidade. Um passeio pelas ruas de Brooklyn e Manhattan oferece infinitas possibilidades com o melhor da cozinha italiana, japonesa, chinesa, russa e uma longa lista de nacionalidades. Quem gosta de cozinha genuinamente americana também encontra opções para saborear os melhores hambúrgueres acompanhados de batatas fritas tenras e deliciosas.