Publicada em 20/12/2022 às 14h08
Prefeito – Os eleitos nas eleições gerais de outubro último, ainda, não foram empossados. Presidente da República, governadores e respectivos vices assumem no próximo dia 1º. Já Senadores e deputados (federais e estaduais) somente em 10 de fevereiro de 2023. Mas as eleições municiais, prefeito e vereadores, que serão realizadas em 2024 já mobilizam os dirigentes partidários, que trabalham nomes para concorrer aos cargos eletivos, pois faltam menos de dois anos para a escolha dos novos mandatários municipais. E a disputa promete ser das mais acirradas em Porto Velho, com colégio eleitoral superior a 330 mil eleitores, que não terá o prefeito Hildon Chaves (UB) na disputa, pois foi reeleito em 2020 para o segundo mandato consecutivo.
Prefeito II – Dois nomes com enorme potencial de voto na capital estão na lista dos prováveis concorrentes à sucessão municipal em 2024. Ambos são deputados federais e concorreram nas eleições de outubro último. Mauro Nazif, presidente do PSB estadual, que já foi prefeito de Porto Velho, não conseguiu se reeleger à Câmara Federal este ano, mas é sempre um nome expressivo na disputa da prefeitura. O deputado federal Léo Moraes, que preside o Podemos em Rondônia concorreu a governador nas eleições deste ano, mas não conseguiu se eleger. Ele já foi vereador na capital, deputado estadual e candidato a prefeito em 2016, pelo PTB. Chegou ao segundo turno, mas perdeu para Hildon Chaves, na época no PSDB.
PT – A ex-senadora Fátima Cleide, do PT, também é um nome que não pode deixar de ser lembrado, quando o assunto são eleições. Com a saída de Roberto Sobrinho, ex-prefeito de Porto Velho, em dois mandatos seguidos, do PT, o partido perdeu um pouco de sua força na capital. O presidente do diretório municipal, Ramon Cujuí foi o oitavo mais bem votado, com pouco mais de 7 mil votos nas eleições a prefeito em 2020. Há que se considerar, que a cassação de a ex-presidente Dilma Rousseff e a prisão do ex-presidente Lula, prejudicaram muito o PT. Não se tem dúvida que o PT vem vitaminado com a eleição de Lula a presidente, para as eleições municipais de 2024, e Fátima, pela sua coerência e fidelidade, além da ótima passagem pelo Senado certamente é, hoje, o nome com maior poderia de votos na disputa pela prefeitura da capital.
Alicerce – Não há dúvida que a reeleição do governador Marcos Rocha (UB), deve-se em grande parte a ações efetivas na saúde, educação, agricultura, pecuária e na área social, dentre outros investimentos. O sucesso do “Prato Fácil”, refeição servida por restaurantes credenciados a R$ 2, que já atendeu mais de 1 milhão de pessoas de famílias em situação de vulnerabilidade até a primeira quinzena deste mês de dezembro, que estavam cadastradas no CadÚnico na capital e interior do Estado funciona muito bem. A Secretaria de Ação Social (Seas), comandada pela primeira dama Luana Rocha também tem os programas “Mamãe Chequei”, para atender grávidas, “Crescendo Bem” com transferência de R$ 100 mensais a crianças de 0 a 3 anos ou de 0 a 6 anos com deficiência. O Estado também tem “Governo na Cidade”, de preservação e recuperação de praças e logradouros; “Porteira Aberta”, de restauração de estradas vicinais. São alguns dos vários programas com abrangência social significativa, que colocam governo e povo ombro a ombro na busca de soluções para os problemas da população.
Prefeituras – Porto Velho e Ouro Preto do Oeste são os dois municípios de maior porte de Rondônia que não terão reeleição a prefeito em 2024. Em outubro último Hildon Chaves foi reeleito na capital e João Gonçalves Júnior (PSDB) em Ouro Preto. Mas em Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena, Carla Redano (Patriota), Isaú Fonseca (MDB), Adailton Fúria (PSD) e Flori Cordeiro (Podemos) respectivamente. Flori poderá concorrer a um novo mandato. Ele só assumirá no próximo dia 1º, porque o prefeito e vice anteriores, Eduardo Japonês e Patrícia da Glória, ambos do PV foram cassados por compra de votos nas eleições de 2020. Foi necessária eleição proporcional para eleger o novo prefeito e vice de Vilhena. Carla, Isaú e Fúria não deverão ter dificuldades para se reelegerem, e Flori, irá depender do seu desempenho, após assumir a partir de janeiro.
Respigo
Como estamos em período natalino é comum lojas, shoppings e até igrejas montarem o presépio, que simboliza o verdadeiro espírito natalino. O problema é que a maioria comete um erro comum, mas grave nas montagens dos presépios +++ Quase todos montam os presépios no início do mês de dezembro, 15 dia antes do Natal. E a maioria com Jesus já na manjedoura +++ Não que Jesus na manjedoura esteja errado, ocorre que ele nasceu no dia 25 de dezembro, Natal, não quando foi montado o cenário +++ É uma cena que a maioria dos visitantes não nota. Mas é uma prática quase que geral, que não é correta +++ A greve dos aeroviários, iniciada ontem (19) nos maiores aeroportos do Brasil já provocou atrasos de vários voos em Brasília, São Paulo (Guarulhos), Rio (Galeão), Confins (Belo Horizonte, Viracopos (Campinas) e Fortaleza. Pilotos e comissários de bordo querem ajustes salariais +++ A paralisação teve início ontem (19) e terá prosseguimento, segundo os grevistas, enquanto o problema não for solucionado. O movimento paredista tem horário para ser aplicado, sempre das 6h às 8h.