Publicada em 23/12/2022 às 14h51
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, nomeou nesta sexta-feira (23) o diplomata Manuel Vicente Vadell como o novo embaixador de Caracas no Brasil.
Vadell, que em 2015 foi designado cônsul-geral da Venezuela em São Paulo, iniciará sua missão diplomática após a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, em 1º de janeiro de 2023, na tentativa de restabelecer as relações entre ambos os países suspendidas desde 2019.
A nomeação de Vadell, que deve ser aprovada pela Assembleia Nacional, foi anunciada por Maduro por meio de publicação em sua conta oficial no Twitter.
Depois da vitória de Lula contra o atual chefe de Estado, Jair Bolsonaro, nas eleições presidenciais em outubro passado, o governo venezuelano divulgou um comunicado para manifestar "sua melhor disposição e boa vontade para, juntos, fortalecer os laços de amizade".
A declaração foi dada porque Bolsonaro foi um dos diversos líderes que reconheceram o opositor venezuelano, Juan Guaidó, como presidente interino do país depois de sua autoproclamação.
Na ocasião, ele sustentou que Maduro foi reeleito em um pleito fraudulento, o que levou a suspensão das relações diplomáticas entre Brasil e Venezuela.