Publicada em 05/12/2022 às 08h20
Foto: Agência Senado
O provável Ministro da Defesa do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), José Mucio Monteiro Filho, já conversou com Bolsonaro e desfruta de bom trânsito entre as Forças Armadas, conforme relata o jornalista, Ricardo Noblat, mostrando que o nome do futuro Ministro foi bem aceito até com certo entusiasmo pelo Alto Comando do Exército. A imprensa nacional também destacou no final de semana, que José Mucio Monteiro Filho, ex-deputado federal e presidente do Tribunal de Contas da União, aos 74 anos também vai conversar com o empresariado.
Após ser escalado por Lula, José Mucio Monteiro Filho, conversou com Bolsonaro lembrando que eles foram deputados no mesmo período, por ocasião do impeachment do ex-presidente Fernando Collor. Com sensibilidade política e conhecedor dos momentos delicados que atravessa o País, o futuro Ministro procurou os generais da ativa e da reserva para tratar da transição em sua área. Sendo bem recebido.
O gesto positivo de Lula ainda de acordo com a imprensa nacional ao definir José Mucio Monteiro Filho, como Ministro da Defesa, começa a quebrar a resistência dos golpistas que encastelados as margens de rodovias pregam pela força a ruptura da democracia. Traquejo e preparo para aplainar os caminhos ao governo que assume em primeiro de janeiro de 2023, com certeza, não faltam a este professor Pernambucano.
Conheci pessoalmente
Na década de 1990, realizava um curso de marketing na Universidade Católica de Brasília (UCB) e desempenhava a função de repórter para a Rádio Guaíba de Porto Alegre (RS), cobrindo o Congresso Nacional. Realizei entrevistas com Jair Bolsonaro, José Mucio Monteiro Filho e tantos outros parlamentares. Lembro que Bolsonaro prometia consertar o Brasil, enquanto, José Mucio Monteiro Filho, mais equilibrado e sensato, defendia o diálogo político tendo em vista que o Brasil estava mergulhado numa crise que redondo com o afastamento do então presidente Fernando Collor e Mello.
No cafezinho na Câmara dos Deputados, ou nos corredores da Casa, José Mucio Monteiro Filho, batia papo com os repórteres. Não se negava de passar informações sempre com equilíbrio, ética e responsabilidade, o que fazia dele uma ótima fonte sem fugir da verdade. Agora, como futuro Ministro de uma das pastas mais sensíveis do governo, pelo que a imprensa tem mostrado ele continua trilhando pelo mesmo caminho. Dialogo, verdade e sensibilidade para colocar o Brasil nos eixos.