Publicada em 27/12/2022 às 16h42
As professoras Mayra Araguaia Pereira Figueiredo e Karen Janones da Rocha, eleitas para a gestão do Campus de Rolim de Moura para o quadriênio 2023-2026, tomaram posse no último dia 13 de dezembro em cerimônia conduzida pela reitora Marcele Pereira, no Auditório do Ceeja, no Centro do município de Rolim de Moura. A solenidade de posse reuniu alunos e servidores docentes e técnicos administrativos da unidade que prestigiaram o evento, prestaram homenagens e recepcionaram as novas diretoras. A reitora Marcele Pereira destacou a importância e o desafio dos cargos assumidos pelas professor Mayra e Karen.
“A mudança de gestão é um momento de celebrar os resultados obtidos e de renovar os compromissos perante a comunidade. E para mim é uma grande satisfação poder participar deste momento e reafirmar a importância destas mulheres na condução da unidade, em sintonia com suas equipes, com docentes, com técnicos e com alunas e alunos, sempre em busca de melhorias para os nosso Campus de Rolim de Moura”, disse a reitora Marcele Pereira dirigindo-se à professora Gilmara Yoshihara Franco, que dirigiu o campus nos últimos quatro anos, e às diretoras empossadas. "As diretoras e diretores são parte fundamental e atuante da gestão da nossa Universidade, e por isso a atuação próxima com a Reitoria é fundamental para efetivar as ações que são tão importantes para toda a nossa Comunidade Universitária. A atual gestão da UNIR tem esta atuação conjunta e a proximidade com toda a comunidade como fundamento, e seguirá potencializando este princípio de atuação".
O momento solene marca o encerramento formal de um ciclo, mas também o início de outro com a nova gestão. Esta será liderada pela professora Mayra Araguaia, nova diretora que chega com o compromisso de efetivar melhorias na infraestrutura do Campus UNIR Rolim de Moura, alinhada à gestão superior, bem como no impacto da Instituição na comunidade local e regional. “Alguns dos grandes desafios da gestão que se inicia é o acompanhamento das obras; trabalhar políticas de inclusão e o sentimento de pertencimento junto à comunidade acadêmica; além de aumentar e melhorar as relações da UNIR de Rolim de Moura com a comunidade da Zona da Mata”, pontua.
Karen Janones da Rocha, que assume a vice-direção, afirma estar muito feliz e agradecida pela confiança depositada e que a expectativa é “consolidar o Campus de Rolim de Moura como referência de ensino de qualidade, pesquisa e inovação tecnológica e ações de extensão, além de promover a articulação institucional interna e com outros órgãos governamentais e entidades do terceiro setor interessados no desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas”.
O reconhecimento do trabalho realizado pela gestão da professora Gilmara Yoshihara Franco, que se encerra agora em dezembro, foi demonstrado por membros da comunidade acadêmica por meio de homenagens realizadas durante a cerimônia. Gilmara relembrou um pouco da sua trajetória e afirmou que “os últimos quatro anos foram marcados por muitos desafios para que pudéssemos avançar nas dimensões de ensino, pesquisa e extensão, bem como na recomposição do quadro técnico e docente do Campus, mas graças a cooperação da comunidade acadêmica conseguimos, de algum modo, contribuir para consolidar em Rolim de Moura a presença ainda mais forte da nossa Universidade”.