Publicada em 02/12/2022 às 10h28
Com o início do período chuvoso, a Divisão de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), intensificaram as ações em virtude a Semana do Combate à Dengue, para a eliminação do mosquito Aedes Aegypti, causador das doenças denominadas arboviroses urbanas, que são Dengue, Zika e Chikungunya.
Durante este mês de novembro, a Divisão de Endemias realiza as devidas ações educativas como pit stop, entrega de panfletos, palestras nas escolas públicas, e as tradicionais visitas nas residências. O objetivo é pedir a cooperação da população nas ações de eliminação do mosquito.
De acordo com a diretora da Divisão de Endemias, Rute Fraga, as ações desta semana alertam a população sobre os criadouros. “Neste período chuvoso, os casos tendem a aumentar. Por isso, é importante limpar e verificar regularmente pontos que podem acumular água. Entre estas medidas adotadas estão: esvaziar garrafas e mantê-las de boca virada para baixo, limpar calhas, colocar areia nos pratos e vasos das plantas, tapar os tonéis, lixeiras e caixas d’água”, destaca Rute.
“O município trabalha de maneira preventiva no combate à dengue, e claro, temos que ter o apoio da comunidade nesta força-tarefa contra o mosquito. Se cada um tirar alguns minutinhos do dia para dar uma olhada no seu quintal já estará ajudando”, finaliza Ronildo Macedo, prefeito de Vilhena.