Publicada em 07/12/2022 às 08h56
Passar férias no Brasil não significa necessariamente ter que viajar para os destinos já conhecidos e lotados de turistas. O país possui milhares de outros lugares incríveis que permitem experimentar uma modalidade de turismo mais natural e ecológica. Um desses lugares maravilhosos é a pequena cidade de Jericoacoara, também conhecida como Jeri.
Graças a sua beleza paradisíaca, Jeri vem ganhando há vários anos um amplo reconhecimento internacional como destino turístico, tornando-se cada vez mais acessível àqueles que desejam conhecê-la.
Se você estiver planejando suas próximas férias e estiver na busca de uma modalidade de turismo não tão comercial, focada em atividades esportivas ao ar livre e muita conexão com a natureza, Jericoacoara é certamente o destino ideal.
Pensando nisso, iremos aqui falar um pouco sobre tudo o que é preciso saber antes de viajar para essa cidade incrível, para evitar imprevistos e passar umas férias bem relaxantes, sem estresse.
O que oferece Jericoacoara como destino turístico?
Antes de começar, iremos falar sobre o que faz de Jeri um lugar tão atrativo e popular para os turistas, tanto locais quanto internacionais.
Jericoacoara é um município localizado no nordeste do estado do Ceará, um dos mais famosos e conhecidos pelos turistas. A cidade fica bem perto do destino mais importante do estado, a capital, chamada de Fortaleza.
Como uma grande parte da cidade está cercada pelas águas do Oceano Atlântico, Jeri é um lugar que costuma estar repleto de pescadores. Dentro do seu território há várias lagoas, dunas, manguezais, rios e praias, assim como uma grande variedade de espécies marinhas e terrestres, de flora e fauna.
Uma das principais características de Jericoacoara é a preservação da natureza, mesmo na realização de atividades turísticas. Quem visita a cidade costuma se jogar na prática de turismo aventura, esportes radicais e ao ar livre e o famoso ecoturismo.
Como chegar a Jericoacoara?
Para quem pretende visitar Jeri, existem vários meios de transporte, se bem os principais são o rodoviário e o aéreo.
Quem for escolher por pegar a estrada, é possível chegar desde Fortaleza ou do estado do Maranhão. Como costumava ser uma vila isolada das outras cidades, com muita desconexão e desenvolvimento do que oferece hoje em dia, grande parte do trecho até Jericoacoara é feito em trilha de areia. Falando nisso, é preciso salientar que somente veículos autorizados a dirigir em estradas de areia são permitidos, já que, como foi mencionado acima, a cidade faz ênfase na preservação do seu patrimônio natural.
Para quem escolher chegar de avião, existem voos diretos até o Aeroporto de Jericoacoara. Outra opção, um pouco mais econômica, é viajar até o aeroporto de Fortaleza e de lá pegar um ônibus ou alugar um carro até Jeri.
Qual a melhor época para conhecer Jericoacoara?
Como na maioria dos destinos de praia, a melhor e mais popular época para visitar Jeri é sempre durante o verão, quando o calor predomina e é o convite ideal para aproveitar o bom tempo e as atividades aquáticas.
No entanto, é preciso ter em mente que na época de verão, principalmente nos meses de janeiro e fevereiro, é quando há mais chances de chuva, pudendo inviabilizar algum passeio. Mas é claro que isso não impede aproveitar o destino, já que felizmente as chuvas costumam ser por pouco tempo.
Durante os meses de primavera também há muitos turistas porque o clima não é tão quente e os preços não são tão altos como na alta temporada (novembro, dezembro, agosto, outubro e julho). Já os meses de maio, abril e junho são considerados baixa temporada.
O inverno e o outono também é uma boa época para viajar. A temperatura durante esses meses não é tão alta (uma média de 22° C), e os ventos são mais intensos, o que torna o local perfeito para aqueles esportes que dependem dele, como o windsurf. Essa época também é ótima para apreciar a beleza natural da Lagoa Azul.
Como se locomover dentro da cidade?
Jericoacoara não possui internamente muitos meios de locomoção, pois a cidade põe muito ênfase em tentar ser menos desenvolvida a fim de preservar a essência natural do lugar. Por isso, não houve muita expansão em termos de arquitetura ou serviços oferecidos.
Assim, as opções disponíveis hoje em dia para se locomover são o aluguel de veículos 4x4 ou aqueles que podem ser adaptados aos diferentes tipos de terreno, como dunas ou trilhas de terra. Para quem não gosta de dirigir, também é possível contratar excursões em veículos com guias especializados na região.
Quais os lugares para visitar em Jericoacoara?
Jeri possui vários lugares especiais para visitar e se divertir. Iremos aqui mencionar os mais conhecidos e recomendados:
- Praia de Jericoacoara
- Parque Nacional de Jericoacoara
- Lagoa do Paraíso
- Pedra Furada
- Manguezal Morto
- Praia do Preá
- Lagoa Azul
- Lagoa do Paraíso
- Lagoa de Tatajuba
- Duna do pôr-do-sol
- Praia da Malhada
- Praia de Mangue Seco
- Árvore Preguiçosa
- Poço da Princesa
Quais as opções mais divertidas que oferece Jericoacoara?
Jericoacoara oferece também a possibilidade de realizar muitas atividades diferentes, como:
- Experimentar a gastronomia local
- Observar o pôr-do-sol sobre o mar e sobre as dunas
- Alugar um buggy e dar um passeio
- Contratar alguma exclusão
- Andar a cavalo
- Praticar kitesurf
- Visitar todas as praias
- Dormir em uma rede à beira-mar
- Sair para comer, beber ou dançar à noite
- Experimentar um menu ao vivo
- Se aventurar na tirolesa
- Pular das oscilações das raízes em Manglar Morto
- Aproveitar os espetáculos musicais noturnos
- Assistir ao pôr-do-sol em Pedra Furada
- Dar um passeio pela Vila
Em conclusão, Jericoacoara é um destino perfeito para aproveitar de uma modalidade de turismo mais próximo da vida na natureza e para se afastar do estresse e barulho da cidade, relaxando e admirando as incríveis paisagens.