Publicada em 07/12/2022 às 15h50
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, 44 anos, e o “espírito da Ucrânia” foram eleitos “Pessoa do Ano” pela revista norte-americana Time. O anúncio foi feito nesta 4ª feira (7.dez.2022). Segundo a publicação, a escolha de “Pessoa do Ano” foi “a mais nítida da memória”.
“Se a guerra pela Ucrânia enche de esperança ou medo, Volodymyr Zelensky galvanizou o mundo de uma forma que não víamos há décadas”, afirmou a revista.
O reconhecimento da Time é feito desde 1927 e elege a personalidade, grupo ou evento mais influente do ano. Em 2021, o homem mais rico do mundo, o empresário Elon Musk, foi escolhido para a categoria.
Desde 24 de fevereiro, quando a Rússia invadiu a Ucrânia, Zelensky ganhou notoriedade como um dos principais líderes do mundo. Na 3ª feira (6.dez), o jornal britânico Financial Times também elegeu o presidente ucraniano como personalidade de 2022.
“Zelensky tem se concentrado em manter os olhos do mundo na Ucrânia. O ex-artista entendeu inatamente que a atenção é a moeda mais valiosa do planeta e quase encurralou o mercado global”, escreveu a revista norte-americana.
“Ele fez isso por meio de meticulosa construção de imagens e repetição em sua mensagem. Foi direto, às vezes sarcástico, e sempre direto ao ponto: devemos salvar a Ucrânia para salvar a democracia”, completou.
TIME
Além da “Pessoa do Ano”, a Time premia outras personalidades influentes no ano. Em 2022, por exemplo, “as mulheres do Irã” foram eleitas “Heroínas do Ano” depois de protestarem mais de 3 meses a favor da liberdade feminina e contra a polícia moral do país.
A jovem iraniana de 25 anos, Roya Piraei, também foi reconhecida na categoria. Sua mãe, Minoo Majidi, foi morta em 20 de setembro por agentes de segurança do Irã durante os protestos.