Publicada em 06/01/2023 às 14h57
O chefe da inteligência militar da Ucrânia, Kyrylo Budanov, disse que fontes próximas ao Kremlin confirmaram que o líder russo está sofrendo de câncer e está doente há "muito tempo".
"Claro. Ele já está doente há um longo, muito longo período. Acho que vai morrer a qualquer momento. Espero, tenho certeza que ele tem câncer", respondeu ele à ABC News quando questionado se Putin estava "em estado terminal".
Budanov afirmou que ficou sabendo dos problemas de saúde de Putin depois de receber informações "de pessoas, de fontes".
"Sim", disse a autoridade sobre a possibilidade de a agência de inteligência ter obtido informações de fontes próximas ao presidente russo.
O chefe de inteligência afirma que a guerra "deve terminar antes da morte de Putin" e acredita que a Ucrânia sairá vitoriosa em 2023.
Budanov acrescentou que a morte de Putin "beneficiaria o mundo inteiro" e disse ao Ocidente "para não ter medo de sua transformação".
Houve temores sobre quem poderia substituir Putin no caso de sua morte, já que algumas das vozes da linha dura no Kremlin poderiam assumir o controle da Rússia.
O ex-chefe do MI6, Sir Alex Younger, alertou sobre a possibilidade de o déspota ser substituído.
"Temos que ter cuidado com o que desejamos", afirmou.