Publicada em 05/01/2023 às 16h05
A cerimônia de certificação dos alunos dos Cursos Técnicos em Química e em Informática Integrados ao Ensino Médio, do ano de 2022, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, foi realizada no dia 28 de dezembro. Foram certificadas duas turmas de cada curso, dos turnos matutino e vespertino.
Aberta pela Professora Sheylla Chediak, que representou o Reitor Pró-Tempore do IFRO (Edslei Rodrigues de Almeida), a cerimônia contou com a presença do Diretor de Planejamento do Campus Calama, Sidivan Alves do Nascimento, que representou o Diretor-Geral (Leonardo Pereira Leocádio); da Coordenadora do Curso de Informática, Sabrina Maria Rodrigues Feliciano; do Coordenador do Curso de Química, Luís Fernando Lira Souto; e das paraninfas Elizângela Bibá Gomes (Informática) e Sari Possari dos Santos (Química). Foram patronos o Professor Silvio Luiz de Freitas e a Irmã Mary Kenneth Keller (Informática) e o Professor Luis Fernando Lira Souto (Química). A Professora Daniela Tissuya Silva Toda também foi paraninfa dos alunos de Informática.
As formandas Laura Beatriz Teodório Teixeira (Informática) e Maria Alice Lima Orfanides (Química) conduziram os juramentos junto aos demais formandos, prometendo fidelidade ao exercício profissional e aos preceitos da honra e da ciência, em benefício de toda a sociedade. A certificação simbólica foi feita aos alunos João Bosco Villar do Vale (Informática) e Ana Clara Souza Lima (Informática). As formandas Kethelin Vitória Zaire dos Santos e Dayse Manuele de Assis Lamarão (Técnicas em Química) e Micaely Raira Linhares de Araújo e Ana Clara Oliveira Santos (Técnicas em Informática) discursaram representando as respectivas turmas. Todas agradeceram aos pais e familiares pelo apoio no decorrer dos cursos, como também o apoio com as dificuldades enfrentadas para superar o período de pandemia.
O papel dos professores foi o mais lembrado nos discursos, destacados “como os principais artífices para a construção e desenvolvimento do conhecimento recebido”. A paraninfa Elisângela Bibá leu o discurso da paraninfa Daniela Toda que não pôde participar da cerimônia, e destacou para que os formandos se sentissem orgulhosos, para que vibrassem e vivessem aquele dia com toda a felicidade merecida e para quando houvesse qualquer desânimo em suas jornadas, lembrassem do contrato que fizeram ainda no primeiro dia de aula. “Só você consegue entender realmente para onde quer ir”.
Elisângela Bibá compartilhou da honra concedida à Professora Daniela, dedicando o momento a seus pais e a todos os professores que participaram de sua formação. Ao destacar que os alunos também auxiliaram na sua trajetória enquanto professora, ela lembrou os alunos que se esforçaram para prestar monitoria e que se dedicaram com proatividade para auxiliar aos demais, bem como os que desafiaram seus próprios conhecimentos, transmitindo serenidade e segurança aos colegas. Agradeceu e desejou sucesso a todos.
Sari Possari também falou aos formandos, destacando que falaria a todos, pois em determinados momentos foi professora das quatro turmas que ali estavam. Disse que apesar das dificuldades terem sido evidentes, “somente cada um sabe o peso dos obstáculos enfrentados”. Disse que enquanto para alguns o tempo foi curto para se absorver tudo, para outros há o alívio por fechar essa etapa. Parabenizando a todos pela caminhada, a docente ainda ressaltou que “nos sentimos profissionalmente realizados ao ver a pesquisa que foi premiada, a visita técnica que induziu ideias e o medo de apresentar trabalho em público ser superado”.
Sidivan Nascimento parabenizou os formandos em nome do Diretor-Geral do Campus Calama, ressaltando o esforço que todos fizeram para superar as adversidades, principalmente no período de pandemia. Disse que o IFRO se empenha ao máximo para cuidar da formação de seus discentes e que espera que muitos voltem à instituição para pleitear outros cursos.
Ao finalizar a cerimônia, a representante do Reitor, Sheylla Chediak, disse que a “certificação de Ensino Médio é um importante acontecimento na vida de uma pessoa. O Ensino Médio integrado ainda vem com um duplo reconhecimento – você fecha o ciclo da educação básica com uma certificação profissional. É um motivo de muita alegria para vocês, para as famílias e para todos os servidores e educadores do IFRO. É um momento de marcar um ciclo, a etapa de um processo educativo complexo que envolve a aprendizagem em um período de desenvolvimento também complexo, que é a adolescência. A sociedade ganha hoje um grupo de concluintes da educação básica e de profissionais comprometidos com a transformação social. Hoje temos muitos motivos para celebrar. Esse é marco na vida de cada um. Não é somente sobre concluir um curso, é sobre concluir um curso em um período histórico de uma crise sanitária global. A pandemia restringiu o que temos de mais precioso no chão da sala de aula: a interação social e ainda nos trouxe dificuldades de diversas naturezas. Vocês foram privados disso a maior parte do curso. Precisamos uns dos outros para aprender, para crescer, para nos dar força na caminhada, nos incentivar e nos inspirar”, destacou.
Desejou a todos uma vida de “muitas conquistas, uma jornada acadêmica no ensino superior de muito êxito e uma vida profissional de muito sucesso e felicidade, sempre pautada nos princípios de justiça social”, finalizou.
Sucesso em família
Trigêmeos – três irmãos que se formam no Ensino Médio em cursos diferenciados no Campus Calama. Sofia Borges Coelho concluiu o Técnico em Química. Conseguiu superar as dificuldades da pandemia. Disse que foi desafiador, mas afirmou que a organização é fundamental. Para superar as dificuldades, formou um grupo de estudos com mais três colegas. Vai cursar Licenciatura em Química, quer ser pesquisadora e cientista.
A irmã Lígia Borges Coelho recebeu a certificação em Informática. Para ela, a importância da convivência humana é fundamental, por isso a importância ao retorno presencial. Lembrando seu pai, disse que a convivência é o que faz melhor os seres humanos. Foi aprovada para cursar Engenharia Civil, mas aguarda o resultado para cursar Direito, no Rio de Janeiro ou em Porto Velho. Deseja sucesso a todos e disse estar feliz por finalizar essa etapa.
E Vinícius Borges Coelho participou da cerimônia de certificação do seu curso um dia antes. Ele ainda foi o orador da sua turma de Eletrotécnica. Destacou as amizades e os projetos que participou, como o de educação inclusiva para alunos com deficiência visual, desenvolvido com o Professor Clever Reis Stein e a participação na Semana de Tecnologia. Está feliz por concluir o ensino médio e quer cursar Direito.