Publicada em 31/01/2023 às 09h27
Em 2022, mais de 100 estudantes, entre 4 e 17 anos, estiveram fora da sala de aula e estão sendo assistidos por supervisores e técnicos verificadores. A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou um encontro com o Comitê Gestor do Busca Ativa Escolar para ajustar estratégias que alcancem todas as crianças do município.
A Rede Municipal de Ensino (RME) recebe mais de sete mil alunos em 34 instituições, subdivididas em Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Durante o encontro, dúvidas e ideias foram ouvidas pela coordenadora operacional da Busca Ativa Escolar, Eliene Barcelos. “Inicialmente, estamos trabalhando para essas 100 crianças que estão inseridas na plataforma do projeto. Nosso foco é zerar esse número e proporcionar educação para todos”, garantiu.
Os trabalhos começaram no fim do ano letivo de 2022. A reunião foi importante para a interação entre as secretarias e a construção do plano de ação de 2023. No encontro, dois membros da equipe gestora de cada escola participaram. A partir de fevereiro, a mobilização deve acontecer entre os profissionais da Educação e dentro das escolas municipais.
“Estamos unindo forças para assistir a cada família de estudantes que estão fora de sala de aula. A garantia do direito à educação é para todos, e estamos preparados para essa missão”, afirmou Ana Maria Santos Vizeli, secretária da Semed.
Em parceria com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), a coordenadora regional, Claucia Sales, acredita que as ações terão sucesso e que a união de forças entre o estado e município é essencial para o combate à evasão escolar.