Publicada em 31/01/2023 às 09h11
O prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca, recebeu, na semana passada, o deputado estadual reeleito, Cirone Deiró (União Brasil), para tratar da reestruturação da Praça da Bíblia, no centro da cidade. Na visita, o parlamentar se comprometeu a encaminhar emenda parlamentar para a execução do projeto.
De acordo com Isaú Fonseca, a Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan) já trabalha no projeto técnico. “Em mais alguns dias, teremos tudo pronto para apresentar ao deputado Cirone Deiró, que já se prontificou a contribuir com a infraestrutura do município”, reconheceu.
“Quando fui informado sobre a revitalização da Praça da Bíblia, decidi me reunir com o Prefeito Isaú Fonseca para viabilizar recursos de minhas emendas parlamentares. Espero que essa seja a primeira de muitas parcerias que vão beneficiar os moradores de Ji-Paraná”, admitiu Cirone Deiró.
De acordo com o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Semictur), Volnei Inocêncio, o projeto prevê a construção de dois lances de arquibancadas, com três degraus, cobertura em parte do espaço, sanitários e a instalação do “Museu da Bíblia”, com fotografias e objetos das primeiras igrejas de Ji-Paraná.
“Também vamos instalar uma ‘árvore tecnológica’, que terá placas fotovoltaicas para carregamento de aparelhos celulares e transmissão de internet por Wi-Fi [internet sem fio], que vai servir tanto aos frequentadores da praça como os visitantes do centro da cidade de Ji-Paraná”, lembrou Volnei Inocêncio.
Segundo o religioso, Apóstolo Alves, a reestruturação vai permitir que mais eventos religiosos sejam realizados na praça. “Este é um sonho que está se realizando, será um diferencial para a evangelização. A partir das mudanças, o local poderá ser utilizado o ano todo, sem a preocupação com o período de chuvas”, previu.
A Praça da Bíblica foi criada, em 1990, durante o primeiro mandato do prefeito José de Abreu Bianco (1989-1992), após a remoção dos restos mortais do Cemitério dos Pioneiros, que foi instalado no centro da cidade de Ji-Paraná, no início dos anos de 1950.