Publicada em 28/01/2023 às 10h26
Ex-secretário de Planejamento contesta o Orçamento do Estado
Com números, mapas e planilhas, o ex-secretário de Planejamento nos governos de Confúcio Moura e Daniel Pereira, assim como na pasta de Planejamento e Casa Civil, na primeira gestão do coronel Marcos Rocha, o professor Pedro Pimentel revela ao participar do programa “Campo e Lavoura” pela Rede TV! Que vai ao ar no sábado das 7:00 às 8:00 que a lei 5.527 de 6/01/ 2023, sacramentando o orçamento anual do estado de Rondônia, está eivada de falhas e que faltará recursos financeiros para investir na agricultura.
Com R$ 8 milhões destinados a manutenção da Secretaria de Agricultura, Pedro Pimentel, frisa que isso não vai ajudar em nada, uma vez que não haverá condições técnicas e recursos para, a produção de leite, café, cacau, hortaliças, piscicultura e criação de pequenos animais nas 80 mil pequenas e médias propriedades rurais. O ex-secretário contesta também o tamanho do orçamento aprovado que saltou de pouco mais de R$ 10 bilhões para 13,4 bilhões.
Bom estado para se viver
Para o ex-secretário de Agricultura, Evandro Padovani, Rondônia ainda é um bom estado para se viver. Com vocação para a produção de alimentos, mantendo as parcerias com o setor produtivo, o estado cultivou 560 mil hectares de lavouras de soja propiciando uma colheita superior a dois milhões de sacas de 60 quilos do produto. A pecuária leiteira vem buscando qualidade e potencial ao lado da pecuária de corte com mais de 17 milhões de cabeças. A produção de milho e algodão são outras realidades na economia de Rondônia. No entanto, o ex-secretário lembra que os governos estadual e federal não podem esquecer que existem 80 mil propriedades rurais aguardando a tão sonhada regularização fundiária.
Encontro de secretários de agricultura na capital.
Na próxima segunda-feira (30), a convite do presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Rondônia (FAPERON), Hélio Dias todos os secretários municipais de agricultura do estado estarão reunidos na sede da entidade na capital Porto Velho, para debater pautas comuns assim como a produção de legumes e hortaliças, com objetivo de eliminar os atravessadores, tendo em vista que 80% destes produtos consumidos no estado vêm de outras regiões. A proposta é que cada município produza hortaliças e legumes conforme sua vocação para abastecer o mercado interno. A criação de pequenos animais, suínos, ovinos e frangos, também consta da pauta. Essa foi uma boa idéia,
Pacote aos micros empreendedores
A imprensa nacional vem divulgando que o Governo Federal prepara um pacote para beneficiar os 14,8 milhões de pequenos, médios e micros-empreendedores rurais e urbanos, que se encontram inadimplentes juntos as instituições financeiras. São milhares de famílias que em função da crise econômica e da pandemia não conseguiram quitar, pequenas dívidas junto aos bancos oficiais e privados. O pacote desburocratizando o micro crédito deverá surtir efeito junto aos bancos cooperativos, uma vez que as grandes instituições financeiras não tem interesse em movimentar com pequenos clientes, avalia Manoel Serra, presidente do Banco do Povo.
Na região central
Por lá o programa “Campo e Lavoura” vem obtendo uma ótima aceitação junto aos produtores rurais, ao ser transmitido simultaneamente com a Rádio Alvorada de Ji-Paraná. Estamos preparando um programa especial para ser gerada aí da região para todo estado na primeira quinzena de fevereiro bem como, um texto jornalístico com fotos para o Portal Rondoniadinâmica.
Bom final de semana
Como dizia o celebre colunista social lá da década de 1960, no Rio de Janeiro, Hibraim Sued, enquanto os cães ladram a caravana passa. Vou em frente, Bom final de semana,