Publicada em 11/01/2023 às 10h56
O ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, afirmou nesta quarta-feira (11) que o país está pronto para enviar um novo pacote de ajuda militar à Ucrânia, que luta contra uma invasão russa desde fevereiro de 2022.
"Estamos fazendo tudo o que podemos pela Ucrânia. Estamos prontos a enviar outras armas pelo quanto for possível", disse o chanceler em entrevista à Radio Capital, acrescentando que o Parlamento será informado com antecedência.
A Itália estuda inclusive fornecer sistemas de defesa antiaérea para a Ucrânia em conjunto com a França. Segundo Tajani, Roma também enviou mais de 50 toneladas de material elétrico para a reconstrução da rede destruída pelos bombardeios russos.
O Senado italiano já aprovou nesta quarta, por placar de 125 a 28, além de duas abstenções, um decreto que prorroga até 31 de dezembro de 2023 a autorização para fornecimento de ajuda militar à Ucrânia.
O texto ainda precisa da aprovação da Câmara dos Deputados para se tornar definitivo, mas o governo de Giorgia Meloni conta com ampla maioria no Parlamento.