Publicada em 26/01/2023 às 14h20
O projeto para implementação do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT), do Ministério da Saúde, foi apresentado, nesta semana, pela Prefeitura de Ji-Paraná, aos profissionais do Departamento de Atenção Básica (DAB) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). O objetivo é auxiliar as pessoas que querem parar de fumar, com campanhas e ações educativas.
Duas reuniões administrativas foram realizadas na terça (24) e quarta-feira (25), no Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) Jardim dos Migrantes, com a participação de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem da Atenção Primária à Saúde (APS).
O PNCT será iniciado em março e as unidades básicas de saúde (UBSs) terão o prazo até 28 de fevereiro para iniciar o programa de combate ao tabagismo. “Para fazer a inscrição, basta que as pessoas interessadas procurem a UBS de referência, para se orientar sobre os atendimentos do programa”, explicou Kellen Nayara Cardoso, diretora do DAB.
A diretora de Programas Estratégicos do DAB, Kattyusce Soares Rabelo, explicou que, em agosto de 2022, foi realizada uma capacitação do PNCT, promovida pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA).
“Ainda em 2022, as UBSs dos distritos de Nova Colina e Nova Londrina deram início às atividades. Em março, vamos ampliar o atendimento para todas as unidades. Quem tiver interesse em parar de fumar poderá procurar a UBS de referência”, detalhou.
O programa tem duração de quatro semanas e o paciente recebe acompanhamento por um ano. O tratamento pode ser em grupo ou individual. Qualquer pessoa, usuária de qualquer forma de tabaco, incluindo adolescentes, pode fazer o tratamento, independente do endereço em que reside.