Publicada em 18/01/2023 às 10h13
Além dos atendimentos realizados nas unidades básicas do município, a prefeitura também realiza as consultas domiciliares, a pacientes acamados ou com mobilidade reduzida.
Atualmente, a prefeitura dispõe de 17 equipes do Programa Estratégia e Saúde da Família (ESF), e uma Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar exclusiva, para a execução da ação.
De acordo com o prefeito João Gonçalves Júnior, a extensão dos atendimentos, permite uma proximidade maior com os pacientes e família, o que possibilita a recuperação e controle alterado de doenças crônicas comuns e com isso ainda contribui com a redução dos índices de internações. “O nosso objetivo é minimizar o agravo no quadro clínico daquele paciente que não tem condições de ir até a unidade de saúde, de forma individualizada e com qualidade”, disse.
A secretária executiva de saúde, Kelly Coimbra explicou que o acompanhamento conta com consultas médicas e de enfermagem, avaliação com nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta, avaliação antropométrica, trocas de receitas, sondas, curativos, medicação, encaminhamentos para serviços especializados, entre outros. “E nós atendemos de acordo com um cronograma pré-definido pela equipe, ou mesmo atendendo as solicitações realizadas pela família ou pelo agente comunitário, responsável pela cobertura da área.