Publicada em 12/01/2023 às 10h37
Foi instituída, na última semana, a Secretaria Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (Sempba), que ficará responsável por ações educativas, criar e gerenciar políticas públicas voltadas aos pets, e promover o bem-estar dos animais. A Prefeitura de Ji-Paraná nomeou Vanda Aparecida Basso para chefiar a pasta.
A nova secretaria terá a responsabilidade de assegurar e proteger a vida de animais, com ações que conscientizem a população. A pasta também ficará a cargo da adoção de cães e gatos e pelo projeto de castração gratuita de pets, que realiza até 300 procedimentos mensais, com apoio de clínicas conveniadas parceiras.
“A Sempba também irá combater os maus-tratos e toda e qualquer forma de violência, crueldade ou negligência contra os animais. Com a secretaria, vamos conseguir ampliar as ações educativas, mostrando a importância dos cuidados e da valorização da vida dos animais”, explicou a secretária Vanda Basso.
Por se tratar do controle de doenças que possam contagiar humanos, a vacinação contra a raiva, assim como outras ações voltadas ao controle de infecções transmitidas entre animais e pessoas, seguirá sob responsabilidade da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).
Com a novidade, Ji-Paraná passa a ser o primeiro município de Rondônia, e também na região Norte do Brasil, a contar com uma secretaria voltada, exclusivamente, aos cuidados com a causa animal. A ideia, conforme explicou Vanda Basso, é incentivar também outras cidades do estado.
“Queremos nos tornar referência no zelo à vida e ao bem-estar animal e, por que não, incentivar outros municípios a também adotarem secretarias específicas para a promoção de políticas públicas voltadas aos pets”, declarou a nova secretária.