Publicada em 24/01/2023 às 14h25
MDB – A reestruturação do MDB em Rondônia tramita pelas mãos de dois líderes do partido nas últimas décadas, o senador, ex-governador, ex-deputado federal, ex-prefeito de Ariquemes, Confúcio Moura, e o ex-senador, ex-governador, ex-prefeito e ex-vereador de Rolim de Moura, Valdir Raupp foi abordada em coluna publicada na última semana. Pela importância do assunto, pois representa o retorno da união entre as duas lideranças emedebista e a certeza, que o partido deverá dar a volta por cima em Rondônia passando por reestruturação e isso, inclusive, tem muito a ver com as eleições municipais (prefeitos e vereadores) do próximo ano. Divergências por escolha de candidatos nas convenções para as eleições gerais de 2018 provocaram ruptura entre Raupp e Confúcio com sérios prejuízos para o partido.
MDB II – Após as eleições de 2018, quando Confúcio se elegeu senador e Raupp não conseguiu se reeleger ao Senado, com votação insignificante para uma liderança política do porte do ex-governador (pouco mais de 80 mil votos) o partido sentiu o baque e o MDB vem perdendo espaço a cada eleição em Rondônia. Hoje tem somente dois deputados estaduais, Jean Oliveira, que foi reeleito e Williames Pimentel, que assumiu recentemente (outubro) e cumpre mandato-tampão. Para a próxima legislatura, que iniciará no próximo dia 1º, o MDB terá Jean e o Dr. Luiz (Eduardo Schincaglia) de Jaru na Ale-RO, e na Câmara Federal Lúcio Mosquini, que preside o partido no Estado e se reelegeu, e Thiago Flores, que se elegeu em outubro último. Muito pouco para quem já foi o maior partido do País. Mas o MDB vem firme e forte em 2024 com Confúcio e Raupp coordenando a reestruturação, que tem como uma das metas, eleger Pimentel prefeito de Porto Velho. Quem viver verá...
Assembleia – Muitos questionamentos sobre informação da coluna, há dias, relacionada a eleição da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (Ale) para o próximo biênio, mais bem explicada no RD POLÍTICA de segunda-feira (23). Podemos garantir, que hoje, o acordado é a eleição de o deputado Marcelo Cruz (Patriota-PVH) na presidência tendo o atual presidente, Alex Redano (PRB-Ariquemes) como vice e Cirone Deiró (UB-Cacoal) na 1ª secretaria. Os três foram reeleitos entre os mais bem votados do Estado. Outra afirmativa da coluna é que, após a solenidade de posse do dia 1º de fevereiro dos deputados da 11ª Legislatura com início previsto para as 14h teremos a eleição da Mesa Diretora para o primeiro biênio e, logo em seguida, para o segundo biênio. Informações mais recentes, diz que teremos mudanças. Até dia 1º teremos muitas idas e vindas no parlamento estadual. Quem viver verá...
Vilhena – A vitória do delegado da Polícia Federal (PF) Flori Cordeiro (Podemos) a prefeito de Vilhena, na eleição suplementar de outubro último, realizada junto com o segundo turno das eleições a presidente da República e governador garante somente um mandato-tampão de dois anos. Em outubro de 2.024 os eleitores de Vilhena e dos demais municípios do País voltarão às urnas para elegerem, ou reelegerem os prefeitos e vereadores. Flori, eleito, após a cassação do ex-prefeito e ex-vice, Eduardo Japonês e Patrícia da Glória, respectivamente, ambos do PV têm chances de conseguir a reeleição, porque hoje é a maior liderança política do município. Ele venceu os maiores adversários políticos, as famílias Donadon e Goebel, que comandaram Vilhena nas últimas décadas.
Reeleição – Não há dúvida que Flori e sua equipe, que iniciaram os trabalhos no primeiro dia do ano terão muito trabalho até as eleições de 2024. Com certeza serão vigiados 24 horas pelos adversários, que há anos ditaram as normas na política regional e que agora estão na condição de francos atiradores. A decisão de Flori esta semana em promover uma revisão nos cargos em comissão, porque o Tribunal de Contas (TC), alertou que a média está acima do tolerável é um indício de preocupação com o futuro. Além de ter o máximo de cuidados com o excesso de pessoal comissionado, prática muito comum na administração pública, o novo prefeito tem que ajustar a economia do município, melhorar a segurança pública em conjunto com o governo do Estado, pois a violência é crescente em Vilhena, além de investir no fortalecimento da economia, que é alicerçada no agronegócio.
Respigo
O Instituto Phoenix, de Rondônia, comandado pelo especialista em pesquisas, Juvenil Coelho realizou consulta popular sobre quem será o presidente do Senado para o próximo biênio. A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 23 deste mês e registrada no Conre com o nº 7655 A +++ Estão na disputa três senadores: Rodrigo Pacheco (PSD), Rogério Marinho (PL) e Eduardo Girão (Podemos). Na pesquisa Rodrigo somou 54,32%, Marinho 40,74% e Girão 4,94% dos votos. Segundo a sondagem do Phoenix, a votação por partido seria 11 do PSD, 8 do PMDB, 8 do PT, 3 do PDT, 2 UB, 2 PSDB, 2 PRB, 2 PP; além de Rede, PSB, Pros, Cidadania, Podemos e PL (um de cada) +++ Hoje (24) Porto Velho está completando 108 anos de instalação do município. Normalmente é feriado municipal, mas foi antecipado para ontem +++ No próximo sábado (28) a Banda Vai Quem Quer (BVQQ) realizará ensaio oficial na Talismã 21 a partir das 15h. A entrada é um quilo de alimento +++ O total arrecadado será distribuído a entidades beneficentes da capital. Será a primeira vez que a BVQQ realizará um ensaio, antes do desfile, que ocorrerá no dia 18 de fevereiro pelas ruas e avenidas de Porto Velho +++ A camiseta, que dá direito a desfilar no cordão isolamento está à venda na sede da Banda, na rua Joaquim Nabuco, 2.328 e custa R$ 70. Segundo a presidente da BVQQ, maior bloco carnavalesco do Norte do País, Siça Andrade é a primeira vez que a Banda realizará um ensaio oficial.