Publicada em 19/01/2023 às 14h45
O Supremo Tribunal Federal (STF) decretou a prisão preventiva de Wellington Luiz Firmino, o bolsonarista que gravou um vídeo em cima de uma das torres do Congresso Nacional, durante os atos terroristas de 8 de janeiro, em Brasília (DF).
A informação foi divulgada pelo órgão nesta quinta-feira (19). Firmino estava na lista das pessoas presas em flagrante divulgada pela Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal e, agora, teve a prisão mantida em nova decisão.
Wellington Luiz Firmino é de Sorocaba, no interior de São Paulo, e participou do ato que depredou os prédios dos Três Poderes em Brasília. Ele gravou um vídeo em cima do Congresso Nacional, local de acesso restrito, e postou em suas redes sociais (veja acima).
Em um trecho do vídeo, de cima do prédio, Wellington Firmino vê a movimentação durante a invasão em Brasília e comenta: "É tiro, bomba e porrete! Vocês estão vendo tudo de cima, hein? Olha o luxo".
Em outro momento, ao mostrar um confronto entre a polícia e bolsonaristas, ele chega a questionar a democracia. "Será que é ditadura essa p...? Acho que deve ser, hein. Deve ser ditadura", comenta.
Em seu perfil nas redes sociais, Wellington também publicou imagens junto ao ex-presidente Jair Bolsonaro e no acampamento golpista em Sorocaba, que foi desmontado no dia 9 de janeiro, com a presença da Polícia Militar.