Publicada em 23/01/2023 às 10h57
Os Talibãs anunciaram na segunda-feira o lançamento de uma campanha de vacinação contra a poliomielite em 16 das 34 províncias do Afeganistão para imunizar cerca de 5,4 milhões de crianças, depois de a Organização Mundial de Saúde (OMS) ter dito em Dezembro que o país tinha feito "progressos significativos" na luta contra a doença.
O Ministério da Saúde afegão indicou que tem planos para levar a cabo a campanha em 178 distritos em todo o país e apelou aos académicos islâmicos e membros das forças de segurança para cooperarem com os trabalhadores médicos numa tentativa de evitar novos ataques à campanha de vacinação, informou a agência oficial Bakhtar News.
A OMS afirmou em Dezembro que apenas dois casos de poliomielite foram notificados em 2022, em comparação com 56 em 2020. No mesmo mês, os Talibãs lançaram uma campanha para imunizar sete milhões de crianças em 26 das 34 províncias do país.
A poliomielite, uma doença altamente contagiosa que afecta principalmente crianças, é transmitida principalmente pela via fecal-oral, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). O vírus é endémico apenas no Afeganistão e Paquistão, depois de a Nigéria ter declarado a sua erradicação em 2020.
As campanhas de vacinação têm enfrentado dificuldades no Afeganistão e Paquistão devido a teorias conspiratórias de que a imunização causa infertilidade ou que os trabalhadores médicos são espiões, levando a numerosos ataques contra eles ou a agentes destacados para reforçar a sua segurança. Antes de tomarem o poder em 2021, os Taliban proibiram tais campanhas em áreas sob o seu controlo.