Publicada em 06/01/2023 às 15h02
Animais disponíveis para adoção, informações sobre castrações gratuitas e auxílio para pessoas que procuram pets desaparecidos. A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), utiliza as redes sociais para divulgar as ações nos perfis oficiais da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) nas redes sociais. A página da UVZ no Instagram é a @zoonosesjiparana.
Atualmente, mais de 120 animais estão abrigados na UVZ, sendo 101 cães e outros 23 gatos. Mesmo sendo um processo simples, os interessados em adotar um pet devem cumprir alguns requisitos, para avaliar se eles estão aptos para cuidar do animal.
“Nós realizamos, antes de qualquer coisa, uma entrevista para saber se a pessoa possui condições de ter um pet e também para identificarmos, exatamente, qual o perfil de animal ela procura. A partir daí, se ela estiver apta, nós mostramos os animais que mais se aproximam do que ela procura”, explicou Vanda Aparecida Basso, diretora da UVZ.
A rede social também é utilizada para divulgar as ações promovidas ou que contam com a parceria da UVZ, como a Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica que imunizou cerca de 30 mil cães e gatos em 2022.
“As redes sociais nos auxiliam muito para divulgarmos os trabalhos desenvolvidos pela UVZ. Também usamos a ferramenta para auxiliar as pessoas que procuram seus pets desaparecidos ou que encontraram animais nas ruas e estão à procura dos verdadeiros donos”, destacou Vanda.
A diretora aproveitou a oportunidade para informar à população que a UVZ não realiza o recolhimento de cães e gatos de rua, popularmente chamado de carrocinha, procedimento que era anteriormente realizado. A Lei Federal nº 13.426 de 2017 determina que, para reduzir o número de cães e gatos, é preciso castrar os animais.
Para isso, a prefeitura disponibiliza até 300 castrações gratuitas, realizadas em clínicas conveniadas parceiras. O programa é voltado para animais de famílias com renda mensal de até três salários mínimos.
Os interessados devem comparecer à UVZ para realizar o cadastro. Eles devem portar documento de identificação com foto (RG ou CNH), CPF e comprovante de residência atualizado, além de documento que comprove que a família se enquadre no limite de renda (até três salários mínimos). Não é necessário levar o animal para fazer a inscrição.