Publicada em 27/01/2023 às 15h27
Porto Velho, RO – Em texto intitulado “Povo Karipuna sob ameaça: Segunda Resex mais desmatada da Amazônia é risco à vida de povos indígenas”, publicado originalmente pela Agência Bori, o professor Vinícius Miguel e o ativista socioambiental Adriano Karipuna são enfáticos ao abordar o tema.
A dupla discorre sobre a questão citando também ser “Inevitável falar do povo Ianomami, alvo de incontáveis ataques e sistemáticas omissões, na unidade federativa de Roraima”.
Com isso, traça ligação também com problemas vivenciados pelo povo Karipuna:
“Distanciados, mas não afastados da conexão histórica de sermos um só Brasil e uma grande família de povos indígenas, não podemos descurar de outro processo de violações em curso, no Estado de Rondônia. Falamos da Terra Indígena Karipuna, que fica localizada na capital do estado de Rondônia, Porto Velho, o maior município em dimensão territorial do Brasil”.
Os dois acrescentam:
“Hoje, o ancestral território Karipuna está sob ameaças intermináveis. Da exploração ilegal de madeira, passando pelas incursões de agropecuaristas-grileiros, que invadem, surrupiam e desmatam a área regularmente, já sem nenhum acanhamento. Hoje, a Reserva Extrativista (Resex) de Jacy Paraná, vizinha à TI Karipuna, é a segunda região mais desmatada da Amazônia, contando com quase duzentas mil cabeças de gado sobre a área!”.
E indicam:
“O Povo Karipuna se vê com insuficiente proteção ambiental-territorial. Os órgãos de tutela ambiental, sejam federais ou estaduais apresentam um histórico de omissões e silêncios, não atuando de forma preventiva e proativa com vistas a desincentivar as constantes intrusões e exploração ilegal dos recursos locais”.
LEIA O ARTIGO COMPLETO EM SUA FONTE ORIGINAL EM:
Povo Karipuna sob ameaça: Segunda Resex mais desmatada da Amazônia é risco à vida de povos indígenas