Publicada em 27/01/2023 às 09h42
O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, afirmou nesta sexta-feira (27), Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto que "a indiferença mata junto com o ódio", quase um ano depois do início da invasão russa de seu país.
"Hoje, como sempre, a Ucrânia honra a memória de milhões de vítimas do Holocausto. Sabemos e recordamos que a indiferença mata junto com o ódio", afirmou Zelensky, que é judeu, em um vídeo divulgado nas redes sociais.
"A indiferença e o ódio criam o mal", acrescentou, antes de pedir às nações do mundo que "superem a indiferença para que exista menos espaço para o ódio".
O presidente ucraniano, no entanto, não mencionou a Rússia nem a invasão de seu país no vídeo.
A Rússia acusa a Ucrânia de ser governada por nazistas que tentam exterminar os habitantes de língua russa para justificar sua invasão. E o presidente Vladimir Putin insistiu na retórica nesta sexta-feira.
"Esquecer as lições da história leva à repetição de tragédias terríveis. Isto é evidenciado pelos crimes contra civis, a limpeza étnica e as ações punitivas organizadas pelos neonazistas na Ucrânia", afirmou Putin em um comunicado divulgado no Dia Internacional da Lembrança do Holocausto.