Publicada em 05/01/2023 às 12h24
O WhatsApp anunciou nesta quinta-feira (5) que usuários que estão em regiões que restringem o acesso à internet agora poderão usar um servidor proxy, tecnologia que derruba essa limitação (entenda o que é proxy).
Dessa forma, eles poderão manter contato com familiares e amigos sem interferências.
Segundo o WhatsApp, será possível "se conectar por meio de servidores configurados por voluntários e organizações do mundo todo dedicados a ajudar as pessoas a se comunicarem livremente".
A empresa cita como exemplo o Irã que, em setembro, restringiu o acesso à internet no país devido aos protestos por causa que uma mulher morreu após ser presa pela polícia dos costumes.
"A conexão via servidor proxy mantém o alto nível de privacidade e segurança que o WhatsApp fornece e as mensagens pessoais permanecem protegidas com a criptografia de ponta a ponta", disse.
O g1 questionou o WhatsApp para saber quando o suporte passa a ficar disponível para todo mundo e como o mensageiro garantirá a privacidade dos usuários, mas não havia obtido retorno até a última atualização desta reportagem.
O que é proxy
Proxy é um sistema que serve de intermediário entre duas conexões. O site ou conteúdo que for acessado poderá identificar apenas o endereço do proxy e não do usuário que está realmente realizando a conexão.
No caso de países com censura, o proxy pode ser usado para acessar conteúdos banidos. A solução também é usada quando uma pessoa quer se esconder do mundo virtual.
Mas nem todos os proxies são anônimos. Alguns podem revelar, de forma intencional, o endereço do usuário. Além disso, por ser um intermediário na conexão, a tecnologia também pode ler seus dados.