Publicada em 03/02/2023 às 10h49
A INFRAERO anunciou que os aeroportos de Cacoal, Ji-Paraná e Vilhena passam a contar, a partir de agora, com tecnologias que irão permitir mais segurança nas pistas. A companhia assinou contrato com o Governo do Estado de Rondônia por meio do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens e Transportes (DER) para a prestação de serviços especializados nas pistas de pouso e decolagem desses terminais.
Faz parte dos serviços a medição de coeficiente de atrito e ensaio de macro textura para a verificação e o monitoramento do nível de aderência entre os pneus dos aviões e o pavimento que compõe a pista de pouso e decolagem.
Constam também a medição de índice de serventia, levantamento e cálculo de índice de condição do pavimento. O indicador numérico com escala de 0 a 100 que estabelece a condição da superfície do pavimento para identificar quaisquer necessidades de manutenção e restauração, e ainda a remoção de contaminantes do pavimento por meio de lavagem com jatos de água de alta pressão.
Os serviços que são obrigatórios e, dependendo das características operacionais do aeroporto, serão executados em 45 dias pela equipe da superintendência de gestão da manutenção da INFRAERO.
Prestes a completar 50 anos, a INFRAERO atua como braço executor de políticas públicas para a aviação civil, com a finalidade de implantar, administrar, operar e explorar industrial e comercialmente a infraestrutura aeroportuária.